SEXTA-32TC

6ª FEIRA DA 32ª SEMANA COMUM. -

15/11/2024 

Sto. Alberto Magno

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: 2 João 4-9

Salmo Responsorial 118(119)R- Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!

Evangelho Lucas 17,26-37

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la, e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo, nessa noite dois estarão numa cama: um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas: uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro será deixado”. 37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Nestes últimos dias do ano litúrgico o tema da leitura do evangelho é o fim do mundo. Neste trecho de hoje Jesus lembra que sempre deveremos estar preparados, pois não sabemos o dia nem a hora de nossa morte. Não tem nada a ver se estamos com saúde ou não, se somos idosos ou jovens. A um dado momento, vamos ser retirados daqui e transportados para um outro mundo, eterno, que não terá fim. Lá seremos jovens outra vez e não precisaremos de nada que há neste mundo.

Isso a gente sabe por vários meios, mas um deles é que Maria aparece jovem em todas as suas aparições, nunca com mais de 20 anos.

Jesus diz também que não adianta nada a gente querer ganhar a vida aqui na terra fazendo o mal, pois no fim das contas, a renúncia ao mal e ao pecado é a única coisa que vai ter valor no outro mundo. Quem quiser ganhar a sua vida no mal, perderá tudo. Quem aparentemente estiver perdendo, pela renúncia ao mal, ganhará tudo ao ser recebido no céu.

Dando um exemplo bem simples: todos os presentes que recebi aqui neste mundo, vou deixar na hora da morte. Todos os presentes que dei, vou levar, em forma de méritos para outro mundo. Quem dizia isso era S. Francisco de Assis.

Moral da história: devemos usar tudo o que precisamos para viver bem, mas não devemos nos apegar a nada, pois tudo deixaremos. Tudo isso fortalecidos pela oração e pela frequência aos sacramentos, principalmente a confissão sincera e a comunhão.

Na primeira leitura lemos um trecho da carta de São João em que ele admoesta uma comunidade particular da Ásia Menor, a que ele intitula “senhora”, a tomar cuidado com os falsos doutores, apelidados aqui de anticristos, que pregavam uma doutrina contra a encarnação de Jesus.

João conclama essa comunidade a viver no amor, que é o primeiro e de certa maneira único mandamento. Amar, diz S. João, consiste em viver conforme os mandamentos dados pelo Pai. E conclui; “Todo o que não permanece na doutrina de Cristo, mas passa além, não possui a Deus. Aquele que permanece na doutrina é o que possui o pai e o Filho”.

Pergunto-me sempre se todos os que se dizem cristãos conhecem realmente Jesus Cristo, a quem dizemos amar. Há algumas religiões que são “pseudo-cristãs”, ou seja, falam de Jesus Cristo mas não acreditam que ele seja Deus. É claro que muitos as seguem e nem sabem que não estão adorando Jesus como verdadeiro Deus, além de verdadeiro homem. Tais são as Testemunhas de Jeová e os Mórmons! Como esses pregadores mencionados por S. João, eles também não acreditam na encarnação do Verbo, do Filho de Deus, tão Deus quanto o Pai e o Espírito Santo, mas também homem verdadeiro. Jesus é 100 por cento Deus e 100 por cento homem.