QUINTA-FEIRA 3ADV

QUINTA-FEIRA DA 3ª ADV

15/12/2022

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Primeira Leitura: Isaías 54,1-10

Salmo Responsorial: 29(30)R- Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes!

Evangelho: Lucas 7,24-30

"24.Depois que se retiraram os mensageiros de João, ele começou a falar de João ao povo: “Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 25.Mas que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Mas os que vestem roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palá­cios dos reis. 26.Mas, enfim, que fostes ver? Um profeta? Sim, digo-vos, e mais do que profeta. 27.Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu mensageiro ante a tua face; ele preparará o teu caminho diante de ti (Ml 3,1). 28.Pois vos digo: entre os nascidos de mulher não há maior que João. Entretanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele. 29.Ouvindo-o todo o povo, e mesmo os publicanos, deram razão a Deus, fazendo-se batizar com o batismo de João. 30.Os fariseus, porém, e os doutores da Lei, recusando o seu batismo, frustraram o desígnio de Deus a seu respeito."

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura Isaías compara o amor de Deus para com o seu povo como o esposo para com a esposa e descreve um pouco o relacionamento entre eles. Diz a certa altura: “Num momento de indignação, por um pouco ocultei de ti minha face, mas com misericórdia eterna compadeci-me de ti, diz teu salvador, o Senhor. Nós também devemos confiar na misericórdia divina. Se Deus nos permite os sofrimentos, também sabe a hora de nos consolar e nos acolher novamente, quando lhe pedimos perdão pelos pecados cometidos. Deus nunca desiste de nós. No contexto, esse "adultério" em relação a Deus seria a adoração de falsos ídolos. 

No Evangelho Jesus elogia João Batista. Diz que eles estavam vendo alguém que era mais do que um profeta. Entretanto, como João Batista pertence ainda ao Antigo Testamento, pois é um profeta de passagem do Antigo para o Novo Testamento, o menor dos cristãos é maior do que ele, porque os cristãos receberam o Batismo.  Nós temos que ter consciência de que somos superiores a João Batista na facilidade de entrarmos no céu, e fazer tudo para merecermos isso. Nós, que conhecemos todo esse processo, não temos desculpas para não nos convertermos e não nos santificarmos. O próprio fato de que você está lendo estas palavras significa que você crê na divindade de Jesus, que é Deus e homem verdadeiro, e nos ensinou tudo do que precisamos para estarmos com ele no céu. Qual será nossa atitude diante dessa verdade?

(Hoje começa a novena do Natal. Há 3 novenas prontas de Natal EM NOSSO site:)

NOVENA DE NATAL Nº 01

NOVENA DE NATAL Nº 02

NOVENA DE NATAL Nº 03