SEXTA-16TC

SÃO JOAQUIM E SANT’ANA

4ª FEIRA DA 17ª SEMANA COMUM

26/07/2024

  

1ª Leitura: Eclesiástico 44,1.10-15 

Salmo Responsorial 131 (132) O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi. 

 Evangelho Mateus 13, 16-17 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, desejaram ouvir o que ouvis e não ouviram”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Hoje comemoramos os avós de Jesus, pais de Maria. Não se sabe ao certo sobre eles, a não ser pelos evangelhos apócrifos e pela tradição. 

Acredito que o importante é lembrar, como diz a primeira leitura, que devemos ser conscientes de vivermos uma vida santa, de acordo com a vontade divina. Foi Deus quem nos criou e só ele sabe realmente o que é bom ou não para nós. Se confiarmos em sua palavra, vamos sentir toda a força de seu amor por nós. ´

É o que viveu esse casal maravilhoso, Joaquim e Ana. Ambos confiaram em Deus por toda a vida, e receberam esse presente maravilhoso de serem pais da Mãe do Salvador, Maria. 

Há duas formas de viver: uma delas, vivendo de acordo com a sapientíssima vontade de Deus. Outra, brigando contra ele, achando que temos uma solução melhor do que ele nos mostra, desconfiando de sua presença em nossa vida etc. 

O que você vai decidir?