QUARTA-4TC

 4ª FEIRA DA 4ª SEMANA COMUM

 31/01/2024

São João Bosco

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 2 Samuel 24.2.9-17

Salmo 31(32) R-Perdoai-me, Senhor, meu pecado!

Evangelho de Marcos 6,1-6

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isso? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos como a peste que houve em Israel foi atribuída ao fato de o rei Davi ter feito o recenseamento do povo, desagradando assim a Deus.

Sinceramente, acredito que a peste não teve nada a ver com isso, mas há uma tendência a atribuir a Deus as desgraças que ocorrem. A peste tem origens naturais, em lugares insalubres e contagiados, só que não sabiam isso naquele tempo. Deus não castiga ninguém. Às vezes ele retira sua mão e as coisas pioram. Geralmente isso ocorre quando não rezamos e não pedimos sua ajuda. Davi se arrependeu de ter feito o recenseamento, talvez por achar que é prerrogativa de Deus manter os registros daqueles que devem viver ou morrer, como em Êxodo 32,32-33 e Êxodo 30,12. Esse comentário é da Bíblia de Jerusalém.

Poderíamos aqui refletir sobre as vezes que achamos ser Deus o causador de muitos males que ocorreram em nossa vida. Para falar a verdade, alguns acontecimentos aparentemente maus em minha vida foram, na verdade, uma bênção divina que agradeço profundamente. Deus sabe tirar proveito das piores coisas, se confiarmos em sua maravilhosa proteção. Ele é um Pai de misericórdia que quer o nosso bem.

Querer o nosso bem, para Deus, não significa tanto conservar nossa saúde e nosso bem-estar, mas agir de modo que possamos um dia estar no céu. E para isso às vezes ele precisa deixar que alguma coisa desagradável nos aconteça. Acredite! Se estivermos com Deus, nada que nos aconteça neste mundo será algo perdido. Deus vai aproveitar tudo. O que não podemos é viver em pecado sem pedir perdão e recomeçar vida nova.

No evangelho Jesus é rejeitado em sua terra. A falta de fé resultou em muito poucas curas. Não basta ser católico ou cristão para receber a graça de Deus. É preciso crer. A fé é a porta que nos comunica com Deus. Sem uma fé profunda e sincera, pouco conseguiremos de Deus, mesmo sendo ele poderoso. Ele só age na proporção em que confiamos nele.

Quanto aos irmãos e irmãs de Jesus, já comentei várias vezes: eles eram primos, parentes, e eram chamados por esse povo de irmãos. Jesus é filho único de Maria, e a maior prova é João 19, em que ele pede a João que tomasse conta de sua mãe. Se ele tivesse outros irmãos, eles é que teriam a obrigação, pela lei, de cuidar de Maria.