SEGUNDA-29TC

2ª FEIRA DA 29ª SEMANA COMUM. - 

21/10/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 



1ª Leitura: Efésio 2,1-10

Salmo Responsorial 99(100)R-O Senhor mesmo nos fez, e somos seus. 

Evangelho Lucas 12,13-21

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. 16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”. – Palavra da salvação.

COMENTÁRIO:

“Deus é rico de misericórdia”, diz S. Paulo aos efésios. “Deus nos ressuscitou com Cristo e nos fez sentar nos céus em virtude de nossa união com Jesus Cristo”. É pela graça que nós somos salvos. Isso não vem de nós, é de Deus. Não são as boas obras que nos salvam, mas a fé em Deus. Entretanto, se tivermos fé em Deus também seremos capazes de fazer as boas obras, como que parte dessa fé que temos. As boas obras são a demonstração da nossa fé.

No evangelho Jesus fala contra os que são ambiciosos e só pensam na vida material. A vida é passageira, estamos aqui apenas de passagem. Em Medjugorje Maria disse a Mirjana que todo o tempo que vivermos nesta vida representa nada diante da eternidade que viveremos, não há nem como comparar. Se dissermos um átimo de segundo, ainda assim não estaremos fazendo uma comparação justa. A eternidade não terá fim. Esta vida dura apenas algumas décadas! Mas nós fazemos tudo para sermos felizes nesta vida mesmo fazendo coisas erradas e contrárias à vontade de Deus, e sentimos tanta dificuldade para fazer o que lhe agrada! E o que ele pede é justamente aquilo que sabe ser necessário para nossa felicidade.

A nossa felicidade depende apenas de ouvirmos e praticarmos o que Deus nos ensina e sugere. Nada mais é necessário. Como diz Santa Teresa de Jesus, “Só Deus basta”.