2ª FEIRA DA 29ª SEMANA COMUM. -
TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB
1ª Leitura: Romanos 4,20-25
Salmo Responsorial Lucas 1,69-75- R- Bendito Seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. 16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”. – Palavra da salvação.
Na primeira leitura Paulo diz aos romanos que a fé que Abrão depositou em Deus foi total. Ele acreditou na promessa que Deus lhe fez, e isso foi a causa de sua justificação: “convencido de que Deus tem poder para cumprir o que prometeu” (v.21). Se quisermos ser acolhidos por Deus devemos também acreditar plenamente em sua palavra. Ele promete o que cumpre e não zomba de nós com promessas falsas. Temos que crer nele com toda a nossa fé. E de Deus não se zomba, diz Paulo em Gálatas 6,7. Em Romanos 11,29 lemos que Deus não se arrepende de nos dar seus dons e de nos chamar para a santidade. E uma das promessas de Deus é que ele sempre terá misericórdia de quem se arrepende e procura mudar de vida.
No evangelho Jesus fala contra os que são ambiciosos e só pensam na vida material. A vida é passageira, estamos aqui apenas de passagem. Em Medjugorje Maria disse a Mirjana que todo o tempo que vivermos nesta vida representa nada diante da eternidade que viveremos, não há nem como comparar. Se dissermos que o tempo vivido aqui na terra é como um átimo de segundo, ainda assim não estaremos fazendo uma comparação justa. A eternidade não terá fim. Esta vida dura apenas algumas décadas! Mas nós fazemos tudo para sermos felizes nesta vida mesmo fazendo coisas erradas e contrárias à vontade de Deus, e sentimos tanta dificuldade para fazer o que lhe agrada! E o que ele pede é justamente aquilo que sabe ser necessário para nossa felicidade.
A nossa felicidade depende apenas de ouvirmos e praticarmos o que Deus nos ensina e sugere. Nada mais é necessário. Como diz Santa Teresa de Jesus, “Só Deus basta”.