SEXTA-23TC

SEXTA FEIRA DA 23ª SEMANA DO TEMPO COMUM

13/09/2024

São João Crisóstomo

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª. Leitura: 1 Coríntios 9,16-19.22b-27

Salmo responsorial 83(84)R- Quão amável, ó Senhor, é a vossa casa!

Evangelho: Lucas 6,39-42

 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42Como podes dizer a teu irmão: ‘Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”. – Palavra da salvação

Comentário:

Na primeira leitura vemos como a evangelização deve ser feita gratuitamente, sem a busca de nenhuma recompensa. Paulo diz não ter nenhum salário para pregar: seu salário consiste em pregar o evangelho, oferecendo-o de graça, e sem usar os direitos que o evangelho lhe dava.

Assim, ele se sente livre diante de todos, para prega o verdadeiro evangelho, sendo tudo para todos. Termina dizendo que trata duramente o seu corpo e o subjuga, para que possa praticar sempre o que prega.

Na verdade, o cuidado dos pregadores ou mesmo dos pais, que educam os filhos, é sempre praticarem o que pregam, o que ensinam. O exemplo que os pais ou os pregadores dão aos filhos ou às pessoas faz parte integrante da pregação. Quanto mais um pregador ou um casal de pais pratica o que prega, maior sucesso terá na evangelização.

No Evangelho Jesus nos lembra praticamente a mesma coisa: a necessidade de nos convertermos para podermos pregar o evangelho com convicção e com testemunho da própria vida. Se quisermos guiar no caminho da santidade outra pessoa, mas nós mesmos não mudarmos nossa vida, a outra pessoa até pode seguir nosso conselho e se salvar, mas a nossa salvação estará em perigo. Entretanto, Santa Teresa de Jesus sempre dizia que, entre um diretor espiritual santo mas não douto e outro santo mas douto na espiritualidade, ela preferia se orientar mais com o douto do que com o santo, porque o santo, mesmo sendo santo, talvez não conseguisse a mesma qualidade de orientação do que o douto. 

Se a pessoa não pratica  o que fala, sempre é tempo de reparar o mal feito, pedir perdão, fazer uma boa confissão de toda a vida vivida em pecado e recomeçar a caminhada. Aí ela poderá também guiar outra pessoa no caminho da santidade e receber também a experiência benéfica das virtudes da pessoa a quem dirige.