TERÇA-33TC

3ª FEIRA DA 33ª SEMANA COMUM. -

 19/11/2024

Santos Roque Gonzalez, Afonso Rodriguez e João Del Castillo

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Apocalipse 3,1-6.14-22 

Salmo Responsorial 14(15)R- Ao vencedor, dar-lhe-ei o direito de sentar-se comigo no meu trono 

Evangelho Lucas 19,1-10

 

Tendo entrado em Jericó, Jesus estava passando pela cidade. 2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos e muito rico. 3 Ele procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causada multidão, pois era baixinho.4 Então ele correu à frente e subiu numa árvore para ver Jesus, que devia passar por ali. 5     Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6  Ele desceu depressa, e o recebeu com alegria. 7 Ao verem isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8        Zaqueu pôs-se de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, a metade dos meus bens darei aos pobres, e se prejudiquei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. 9   Jesus lhe disse: “Hoje aconteceu a salvação para esta casa, porque também este é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.


COMENTÁRIO:


No trecho de hoje do Apocalipse, São João fala aquela frase tão profunda, que nos enche de esperança: “Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo” (v. 20). Ele está admoestando duas comunidades, a de Sardes e a de Laodicéia, que são completamente desqualificadas pelo juízo de Deus. 


A conversão é necessária para ambas, e o mesmo digo para nós e nossas comunidades. Em Laodicéia, por exemplo ele fala que é pobre, cego e nu. Não é por acaso: era uma cidade em que havia muitas indústrias, sobretudo de tecidos e de colírios. Os colírios que ali se fabricavam eram exportados para todo o Império Romano. 


Para haver conversão, é necessário, em primeiro lugar, aceitar que estamos no caminho errado. Estamos dispostos a aceitar essa condição?


No evangelho vemos a tão profunda conversão de Zaqueu, que, ao contrário do que acabamos de dizer, aceitou o fato de que precisava de conversão, e esta aconteceu em cheio. Era baixinho e subiu numa árvore para ver Jesus sem ser visto. Não deu certo a estratégia: Jesus viu-o e o chamou e, mais do que ele previa, disse (não pediu. Quase que ordenou) que ia tomar refeição com ele, em sua casa. Essa atitude de Jesus tocou-o profundamente e ele mudou de vida. 


Nós nos encontramos com Jesus desde o nosso Batismo. Ele nos orienta e nos fala do que precisamos para continuarmos com ele após a morte. Entretanto, muitas vezes nós prestamos atenção a tantas outras vozes cativantes, inclusive a do maligno, que acabamos não ouvindo a voz de Jesus.