SEXTA-20TC

SANTA ROSA DE LIMA

23/08/2024

(Padroeira da América Latina)

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: 2Coríntios 10,17-11,2 

Salmo Responsorial 148-R- Da vossa glória estão cheios o céu e a terra

 Evangelho Mateus 13, 44-46 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O reino dos céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O reino dos céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

 

As leituras de hoje são próprias da festa de Santa Rosa de Lima, a primeira santa e padroeira da América Latina. Na primeira leitura São Paulo fala da consagração dele ao amor às pessoas da comunidade: “Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem”. Compara esse amor que ele lhes tem como um amor a uma esposa, que ele oferece a Cristo “como virgem pura”. É muito amor, mais do que ao qual estamos acostumados. E Santa Rosa de Lima, que nasceu no século 16 e morreu no século 17, conseguiu chegar aí e talvez até superar esse amor de S. Paulo. Foi chamada de Rosa por causa de sua beleza, beleza essa que consagrou a Deus totalmente numa vida eremítica, vivida no fundo de sua casa em severa penitência e muita oração.

 

No evangelho temos um complemento disso tudo: Santa Rosa encontrou esse tesouro escondido, essa pérola preciosa, o Reino de Deus, e por ele viveu sua vida.

 

Nós temos a mesma possibilidade que São Paulo ou que Santa Rosa de Lima. Basta que a peçamos a Deus com sinceridade, fé e perseverança. É Deus que torna possível a santidade. Ele que nos santifica, nos fortalece e nos ilumina para que tomemos a decisão certa, o caminho certo, a vida santa.