SEGUNDA-33TC

2ª FEIRA DA 33ª SEMANA COMUM. -

 18/11/2024

DEDICAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

  (Para a comemoração da dedicação das basílicas podem ser usadas estas leituras: Atos 28,11-16.30-31; Salmo 97; Mateus 14,2-33)

1ª Leitura: Apocalipse 1,1-4; 2,1-5a 

Salmo Responsorial 1 R- Ao vencedor, concederei comer da Árvore da Vida! 

Evangelho Lucas 18,35-43

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“O que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus. – Palavra da salvação.


Comentário:


Na primeira leitura vemos o início do livro do Apocalipse, que é uma “revelação divina”, mensagem de fé e de esperança. “Vem de Deus, fonte de revelação; é confiada a Jesus Cristo e por este comunicada a homens por ele escolhidos, a fim de que seja dada a conhecer a todos os cristãos” (início do livro, transcrição do missal cotidiano). 

Diz o missal cotidiano que os versículos do início do livro nos ensinam duas coisas: de modo particular, a palavra divina deve ser lida e meditada na liturgia e é proclamado bem-aventurado quem a lê e a escuta. A outra coisa, é que a divina revelação é necessária não só para o conhecimento do futuro da Igreja, mas ainda para que os cristãos possam fazer um exame de consciência objetivo. 

O texto diz que João está enviando essa carta às sete Igrejas da Ásia Menor, e o trecho de hoje é dirigido à Igreja de Éfeso: “Abandonaste o teu primeiro amor”. Quantos de nós abandonamos também o nosso “primeiro amor” da infância, quando tínhamos tanto amor a Jesus, íamos à igreja com nossos pais ou com alguma outra pessoa! Nossa oração era tão simples e sincera! Enquanto vivermos ainda há tempo de voltarmos a viver o nosso amor a Jesus e aos irmãos, apoiados na vida comunitária de nossa paróquia e na força do Espírito Santo!

No evangelho o cego consegue a cura por causa de sua insistência e “teimosia” em ir atrás de Jesus, até ser atendido. Será que nós temos essa perseverança quando pedimos alguma graça? Jesus falou várias vezes sobre a persistência na oração, como por exemplo o caso daquela senhora que insistiu tanto com o juiz que este a atendeu. 

Moral da história: não abandonemos Jesus, mesmo se aparentemente não o estamos percebendo em nossa vida. Nunca desanimemos em nossas lutas. Hoje pode estar tudo nebuloso, mas o sol vai brilhar em nossa vida, e Jesus nos dá essa certeza. Estamos cegos como o do evangelho de hoje, mas, como ele, um dia vamos enxergar nitidamente. O que não podemos fazer é “dependurar a chuteira”, ou seja, desistir de ir em busca do Senhor.