SEGUNDA-24TC

2ª FEIRA DA 24 ª SEMANA COMUM

16/09/2022

SANTOS CORNÉLIO E CIPRIANO

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: 1 Coríntios 11,17-26.33

Salmo Responsorial 39 (40)R- Irmãos, anunciai a morte do Senhor até que ele venha! 

Evangelho Lucas 7,1-10

1.Tendo Jesus concluído todos os seus discursos ao povo que o escutava, entrou em Cafarnaum. 2.Havia lá um centurião que tinha um servo a quem muito estimava e que estava à morte. 3.Tendo ouvido falar de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, rogando-lhe que o viesse curar. 4.Aproximando-se eles de Jesus, rogavam-lhe encarecidamente: “Ele bem merece que lhe faças este favor, 5 pois é amigo da nossa nação e foi ele mesmo quem nos edificou uma sinagoga”. 6.Jesus então foi com eles. E já não estava longe da casa, quando o centurião lhe mandou dizer por amigos seus: “Senhor, não te incomodes tanto assim, porque não sou digno de que entres em minha casa; 7.por isso, nem me achei digno de chegar-me a ti, mas dize somente uma palavra e o meu servo será curado. 8.Pois também eu, simples subalterno, tenho soldados às minhas ordens; e digo a um: Vai ali! E ele vai; e a outro: Vem cá! E ele vem; e ao meu servo: Faze isto! E ele o faz”. 9.Ouvindo essas palavras, Jesus ficou admirado. E, voltando-se para o povo que o ia seguindo, disse: “Em verdade vos digo: nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. 10.Voltando para a casa do centurião os que haviam sido enviados, encontraram o servo curado."

COMENTÁRIO:

A primeira leitura, além do entendimento próprio no qual foi escrita, há também um segundo ensinamento muito útil e categórico para nós: São Paulo certifica-nos de que o pão e o vinho consagrados são, na verdade, o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo. Se fosse apenas pão e vinho tratados simbolicamente, não teria sentido o que ele diz no texto.

Em primeiro lugar, ele adverte que a Ceia era algo sagrado, e que não podia ser tratada como um jantar comum, em que nos saciamos. Cada um precisava comer pouco, a fim de que todos pudessem comer e participar. Sim, a Eucaristia era celebrada durante o ágape (=caridade), festim da amizade que tinha o objetivo de cimentar a fraternidade da comunidade, mas muitas vezes esse ágape dividia a comunidade por conta do egoísmo (ou gula) dos participantes.

Em segundo lugar, ele repete as palavras que Jesus pronunciou na Santa Ceia. Quero lembrar que ainda não tinham sido escritos os evangelhos, de modo que esse texto de S. Paulo foi o primeiro relato por escrito da Santa Ceia e das palavras que usamos na Consagração da Santa Missa.

Podemos aplicar esse texto, atualmente, no fato de que precisamos agir sempre com caridade, com generosidade, sem prejudicarmos em nada as pessoas, se quisermos ter um bom e santo proveito da comunhão que fazemos na Santa Missa. Se não estivermos dispostos a isso, a comunhão não vai fazer efeito algum em nossa vida. Antes, vai ser motivo de nossa condenação.

No evangelho Jesus elogia a fé do oficial romano, pagão, que pedia a cura de um seu empregado a quem ele muito estimava. A fé do homem era sincera, isenta de ufanismo ou vaidade. O homem era, realmente, humilde, apesar de ser chefe de outros soldados.

Podemos refletir um pouco sobre a nossa fé, se é desse jeito. Será que cremos realmente no poder de Jesus nos dias de hoje?

O texto nos mostra, também, que o Reino de Deus é dado a todos, sem exceção. E se estivermos em pecado, a misericórdia de Deus supera tudo e Ele está sempre a fim de nos perdoar.