SÁBADO-15TC

SÁBADO DA 15ª SEMANA COMUM

 20/07/2024

Sto. Apolinário

Acesse as leituras de hoje neste link:

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

1ª Leitura: Miqueias 2,1-5

Salmo Responsorial 9b(10)R-  O Senhor não se esquece do clamor dos aflitos.

Evangelho Mateus 12,14-21

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 14os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. 15Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos. 16E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, 17para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 18“Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual coloco a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito. 19Ele não discutirá nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. 20Não quebrará o caniço rachado nem apagará o pavio que ainda fumega, até que faça triunfar o direito. 21Em seu nome as nações depositarão a sua esperança”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

 

Na primeira leitura vemos Miqueias admoestando os ricos para não explorarem os pobres. Se nós conseguimos enxergar tantas injustiças sendo cometidas, tantos roubos do dinheiro público, quanto mais Deus, que é Todo Poderoso?

E ele vai pedir prestação de contas de nosso gerenciamento dos bens e dos dons que recebemos neste mundo. Quando Jesus diz "felizes os pobres", no sermão da montanha, quer também dizer isso: que os pobres, necessitados, doentes, marginalizados, serão julgados com menos rigor que os ricos e os que tiveram oportunidade de completarem sua educação aqui na terra.

Eu sempre lembro que até os ricos podem, às vezes, serem do grupo dos necessitados, quando, por exemplo, estão doentes e/ou abandonados. Cabe a nós, cristãos, não termos sentimentos de vingança contra eles, mas sentimentos de misericórdia e desejo de que se  convertam. Se Deus se vingasse de nós, de nossas maldades antigas, o que sobraria? É o que quer dizer o Pai-nosso: "Senhor, perdoai os meus pecados se eu estiver perdoando aos que me ofenderam".

O Evangelho mostra Jesus como um Deus misericordioso, que não vai apagar a chama que ainda fumega, não vai quebrar o caniço rachado. Há várias maneiras de entender isso, mas eu prefiro entender deste modo: enquanto houver um mínimo de fé no coração de uma pessoa, há chances dela recomeçar vida nova, pedir perdão e recomeçar a vida. Jesus faz de tudo para que aquela chama fraquinha possa se tornar labaredas de amor.