24 DE DEZEMBRO-MANHÃ

MISSA DO DIA 24 DE DEZEMBRO DE MANHÃ

(Preparação próxima do Natal)

24/12/2021 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Primeira Leitura: 2 Samuel 7, 1-5;8B-12.14a-16 

Salmo Responsorial: 88(89)-R- Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!

 Evangelho: Lucas 1, 67-79

67    Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou dizendo: 68        “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo.69  Ele fez surgir para nós um poderoso salvador na casa de Davi, seu servo,70  assim como tinha prometido desde os tempos antigos, pela boca dos seus santos profetas:71     de salvar-nos dos nossos inimigos e da mão de quantos nos odeiam.72       Ele foi misericordioso com nossos pais: recordou-se de sua santa aliança, 73        e do juramento que fez a nosso pai Abraão, de nos conceder 74 que, sem medo e livres dos inimigos, nós o sirvamos, 75       com santidade e justiça, em sua presença, todos os dias de nossa vida. 76  E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à frente do Senhor, preparando os seus caminhos, 77        dando a conhecer a seu povo a salvação, com o perdão dos pecados, 78    graças ao coração misericordioso de nosso Deus, que envia o sol nascente do alto para nos visitar, 79        para iluminar os que estão nas trevas, na sombra da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”. 

COMENTÁRIO:

Na  primeira leitura Davi sente-se incomodado por morar num palácio de cedro, portanto, numa casa boa, tendo vencido, por mercê de Deus, todos os inimigos, e a arca em que estavam os dez mandamentos estava alojada numa tenda. Entretanto, Natã recebe um “recado” de Deus, lembrando que Deus é quem fez tudo a Davi, tirou-o do pastoreio, deu-lhe a realeza, a vitória sobre os inimigos etc. E promete a Davi que vai preparar um lugar para o povo, a fim de que possa morar lá sem ser inquietado. 

E mais: é Deus quem vai fazer uma casa (aqui no sentido de descendência, família ampliada) para Davi. E em Jesus Cristo, descendente de Davi, “tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre”. 

No Evangelho, Zacarias, que até então tinha estado mudo, prorrompe em louvor a Deus, lembrando as bênçãos que Deus derramou sobre o povo. A primeira parte é um resumo geral da história da salvação: o tema é a misericórdia divina e a fidelidade de Deus à sua aliança. A segunda parte é dirigida a João, o menino que será  chamado profeta do Altíssimo, porque caminhará diante do Senhor para preparar-lhe os caminhos.

Louvemos também nós o Senhor, peçamos perdão de nossos pecados, agradeçamos-lhe por tantas graças que dele recebemos, a fim de nos preparar bem para a festa do Natal, que se inicia nesta noite. 

*****************************************

MISSA DA NOITE

POR FAVOR, CLIQUE NESTE LINK: