SÁBADO-23TC

Exaltação da Santa Cruz, FESTA

14/09/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Números 21,4b-9 ou Filipenses 2,6-11

Salmo Responsorial: 77(78) R-Das obras do Senhor, ó meu povo, não te esqueças!

Evangelho: João 3,13-17

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 13“Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Hoje é a festa da exaltação da Santa Cruz. Tanto a primeira leitura quanto o evangelho lembram o fato de Moisés ter levantado a serpente no deserto. Quem olhasse a serpente seria salvo das picadas. 

Esse gesto é muito profético, e aconteceu realmente quando Jesus foi crucificado por nossos pecados. Como diz o texto, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar-nos, mas para que todos pudéssemos tomar o caminho da salvação, liberado e enxaguado com o Sangue de Cristo. 

Cabe a nós abraçarmos as cruzes que não conseguirmos eliminar, oferecendo todo o sacrifício pela conversão dos outros pecadores (além da nossa conversão, é claro). 

Eu gosto destes textos também porque nos indicam que olhar para a cruz com fé e amor a Jesus, que nela morreu pela nossa salvação, é algo não só permitido, mas recomendado. Muitos santos tinham o costume de fazer suas meditações olhando para a cruz. E devemos sempre fazer em nós mesmos o sinal da Santa Cruz, com o qual seremos livres das tentações. 


SÁBADO DA 23ª SEMANA DO TEMPO COMUM

16/09/2023 

Santos Cornélio e Cipriano


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB  

Primeira Leitura: 1 Timóteo 1,15-17

Salmo Responsorial: 112(113)R-Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!

Evangelho: Lucas 6, 43-49

“Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44    Cada árvore se reconhece pelo seu fruto. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de urtigas. 45       Quem é bom tira coisas boas do tesouro do seu coração, que é bom; mas quem é mau tira coisas más do seu tesouro, que é mau. Pois a boca fala daquilo de que o coração está cheio. 46“Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que vos digo? 47 Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. 48        É semelhante a alguém que, para construir uma casa, cavou fundo e firmou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a correnteza atingiu a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída. 49        Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a alguém que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A correnteza atingiu a casa, e ela, imediatamente, desabou e ficou totalmente destruída”.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura S. Paulo diz: “agradeço àquele que me deu força, Cristo Jesus, nosso Senhor, pela confiança que teve em mim ao designar-me para o seu serviço, a mim, que antes blasfemava, perseguia e insultava. Mas encontrei misericórdia...” Ele confirma que era pecador, mas foi perdoado por Deus. Nós também podemos pedir perdão a Deus, por meio do Sacramento da Confissão, e nos tornarmos santos como S. Paulo. 

No evangelho Jesus nos diz que quem reza, quem ouve suas palavras, mas não se preocupa em deixar o pecado, não se preocupa em pôr em prática a palavra ouvida, é como alguém que constrói uma casa sobre a areia. Vem uma tempestade e a casa cai. Quem ouve as palavras de Jesus e as põe em prática, sobretudo deixando a vida de pecado, é como alguém que construiu a casa sobre a rocha. Podem vir quaisquer tipos de tempestade, que a casa não cai. 

Na vida somos submetidos a vários tipos de tempestades. Se formos fieis ao que Jesus nos diz, nos ensinamentos que recebemos da Igreja e da Bíblia, conseguiremos chegar até ao fim da vida juntos a ele, seremos muito felizes, já aqui na terra, em saber que conseguimos passar por todas as tempestades sem cairmos, sem desanimarmos, sem desistirmos. 

Só é forte quem busca sua força em Jesus, sobretudo pela oração, pela meditação, pela caridade.