TERÇA-15TC

NOSSA SENHORA DO CARMO

16/07/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Zacarias 2,14-17

Salmo Responsorial Cântico Lucas 1,46-55R- A minh ‘alma se alegra no meu Deus. 

Evangelho Mateus 12,46-50 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. – Palavra da salvação.


Comentário: 

Hoje se comemora Nossa Senhora do Carmo, que mostrou, no século 12, a São Simão Stock, como devia ser o escapulário. Quem usá-lo vai ter a proteção especial de Maria. O escapulário representa o hábito dos monges: um pano na frente e um atrás do corpo. 

Acredito que só têm valor os escapulários que contenham um pedacinho de pano. Os de metal sem pano nenhum acho que não valem para os propósitos de N. Senhora. Mas isso é apenas opinião minha. 

O dia 16 de julho foi escolhido, também, por Maria para sua última aparição a Santa Bernardete. 

Eu gosto de uma frase da primeira leitura: ”Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação”. “Emudecer diante de Deus” significa, antes de tudo, ouvi-lo, ouvir o que ele quer de nós, e obedecê-lo. 

Maria é a mestra da obediência e da escuta. Mais do que nenhuma outra pessoa ela soube ouvir em silêncio a Palavra de Deus e obedecê-la. 

Usar o escapulário é apenas um detalhe. Precisamos ouvir a Palavra de Deus e pô-la em prática com muito amor. Sem isso, escapulário algum do mundo poderá nos salvar. Ou seja: Deus não nos salva sem nós, sem nossa colaboração.