SÁBADO-10-TC

SÁBADO DA 10ª SEMANA COMUM

15/06/2024

Beata Albertina Berkenbrock

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: 1 Reis 19,19-21

Salmo Responsorial 15(16)-R- O Senhor é a porção de minha herança. 

Evangelho: Mateus 5,33-37

 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33“Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ‘cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. 34Eu, porém, vos digo, não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande rei. 36Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. 37Seja o vosso ‘sim’ sim e o vosso ‘não’ não. Tudo o que for além disso vem do maligno”. – Palavra da salvação

 

Comentário:

Na primeira leitura vemos a vocação de Eliseu. Elias passou por ele e o chamou para segui-lo no profetismo. Eliseu deixou os bois com os quais trabalhava na lavoura e seguiu o profeta. 

Sei que não é fácil assim descobrir nossa vocação. É preciso muita oração, muito silêncio para ouvir Deus, muita meditação, tomar aconselhamento com as pessoas que vivem a vocação à qual achamos que estamos sendo chamados. 

Entretanto, a vocação primordial de toda a pessoa deste mundo é servir a Deus com todas as forças, com todo o coração, com todo o entendimento, e poder entrar no paraíso após a morte. A isso ninguém pode deixar de lado com a desculpa que não sabia o que devia fazer. 

No evangelho, Jesus pede que cumpramos os nossos juramentos ao Senhor, e não juremos por coisa alguma, pois não temos possibilidade nem de tornar branco ou preto um só fio de cabelo só com a força de vontade. 

Quem não mente não precisa jurar em momento algum. Basta sua palavra. A mentira nos faz viver uma vida ilusória, que não existe. Muitos mentem tanto que nem sabem mais a verdade acerca daquele assunto. Acontece isso geralmente com pessoas desonestas que mentem sobre sua data de nascimento: acabam se esquecendo da data certa, depois de falsificarem tantos documentos próprios. Não devemos mentir nem mesmo por brincadeira. 

Certa vez uma pessoa pediu que eu falasse ao telefone que ela não estava ali. Eu simplesmente disse isso ao meu interlocutor do telefone: “Ela mandou-me dizer que não está”. O outro percebeu claramente que a pessoa ao meu lado não estava querendo falar com ela... Deu um problema danado para mim, mas fiquei tranquilo em não ter mentido. 

Quantos pais e mães mentem aos filhos ou diante deles! Ensinam a mentira como se fosse algo certo. E isso dá uma consequência desastrosa na vida da criança. Quando você não pode falar a verdade sobre qualquer assunto, diga isso, com palavras semelhantes a estas: “Eu não posso (ou eu não quero) falar sobre o assunto”. 

Que nosso “sim” tenha valor e baste em nossa conversação.