QUINTA-1TC

5ªFEIRA DA 1ª SEMANA COMUM

11/01/2024 - 


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 1 Samuel 4,1-11

Salmo 43(44) R- Libertai-nos, Senhor, pela vossa compaixão!

Marcos 1,40-45

Naquele tempo: 40Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: 'Se queres tens o poder de curar-me'. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: 'Eu quero: fica curado!' 42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: 'Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!' 45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo. Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura os israelitas estavam perdendo a batalha contra os filisteus e só então se lembraram da Arca da Aliança e foram buscá-la. Os filisteus a princípio temeram a Arca como a presença do Deus dos hebreus, mas tomaram coragem e voltaram à luta e Israel perdeu a batalha. Moral da história: os israelitas trataram a Arca como um amuleto, um talismã, e isso não deu certo.

Os católicos, aliás, fazem muito isso: usam bentinhos, escapulários, terços dependurados no pescoço, e acham que estão salvos. Negativo! Esses elementos só têm valor como símbolos de uma fé praticada e não apenas admirada.

Vejo com tristeza o crucifixo exposto em lugares onde nunca deveriam estar, por reinar ali o pecado, a injustiça, a falta de caridade. É um pouco como o ladrão, que faz o sinal da cruz antes de praticar o roubo.

Para que sejamos protegidos por Deus, devemos rezar, vigiar, não cair em pecado e, se cair, levantar-se logo pela confissão e fazer um sincero propósito de não cometer mais o pecado cometido. Aí, sim, as correntinhas, escapulários, crucifixos, vão ser sinais de nossa fé.

No evangelho Jesus tocou no leproso, o que, segundo a lei, contaminava Jesus e o deixava impuro, sem poder entrar no templo. Entretanto, não foi Jesus que ficou impuro, mas foi o leproso que se purificou. Assim também nós; se estivermos em pecado, aproximemo-nos de Jesus e peçamos perdão. Ele não vai se contaminar com o nosso pecado, mas nós, sim, vamos nos purificar.

Jesus não queria que o leproso divulgasse o fato para não apressar a sua hora de ser crucificado. Jesus tentava, então, isolar-se em lugares desertos. Mas sabemos que isso não adiantou muito.