SEXTA-28TC

São Lucas, Evangelista.

 18/10/2024  

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Primeira Leitura: 2Timóteo 4,10-17b 

Salmo Responsorial: 144(145)R- Ó Senhor, vossos amigos anunciam vosso reino glorioso!

 Evangelho: Lucas 10,1-9

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O reino de Deus está próximo de vós’”. – Palavra da salvação.

Comentário:

São Lucas, celebrado hoje, escreveu o terceiro evangelho e os Atos dos Apóstolos. Foi companheiro de Paulo, era médico e em seu evangelho descreveu com muita beleza os acontecimentos. Insistia muito na pobreza evangélica. Foi o único que falou sobre a anunciação do Anjo a Maria. 

Na primeira leitura S. Paulo fala sobre Lucas, que estava trabalhando com ele, e comenta sobre algumas pessoas que estavam dando problemas na comunidade. Como vocês podem ver, isso não é problema apenas da atualidade. Naquele tempo já havia essas discordâncias entre os fieis e mesmo entre os pastores do povo. Para vencer esse problema é preciso muita oração e penitência.

No evangelho Jesus envia outros setenta e dois discípulos para  pregarem o evangelho a todas as pessoas das redondezas. Ele pede pobreza, desapego dos bens materiais e da segurança, do conforto. É preciso que os sacerdotes e demais que trabalham com o povo sejam simples, levem uma vida modesta, tenham um espírito de penitência e oração, a fim de que alcancem a graça de Deus para o seu ministério. 

Se a gente quase não vê isso em nossos padres e ministros atuais, é porque estamos rezando pouco por eles, e talvez eles mesmos também estejam rezando pouco. Que penitência você fez nesta semana pela evangelização?