QUINTA-12TC

5ª FEIRA DA 12ª SEMANA COMUM

27/06/2024

São Cirilo de Alexandria 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

  

Primeira Leitura: 2 Reis 24,8-17

Salmo Responsorial: 78(79)R- Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!

Evangelho: Mateus 7,21-29

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22 Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?’ 23 Então, eu lhes declararei: ‘Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade’. 24 “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha. 26 Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!” 28 Quando ele terminou estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. 29 De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade, não como os escribas.


COMENTÁRIOS:


Na primeira leitura, o rei Joaquim, apenas três meses no poder, aos 18 anos, se entrega ao rei invasor babilônico, Nabucodonosor, com toda a corte. Todos os que eram ainda úteis para o trabalho foram levados, só restanto pobres, velhos, incapacitados. Segundo a bíblia, foram levadas 10 mil pessoas para a Babilônia. Foi o fim da liberdade do povo de Deus. Nunca mais esse povo viveu a liberdade.

O exílio serviu para finalmente colocar nos corações das pessoas o verdadeiro culto a um Deus único, Criador de tudo o que existe. Diz o Pe. Fernando Cardoso que o monoteísmo no povo de Deus só foi realidade, realmente, após o exílio. E o missal cotidiano faz um comentário que achei muito bonito e correto: "

Nas provações, quando tudo desmorona em volta de nós, criam-se em nós possibilidades de renovação". É o que estamos passando neste tempo atual, com a peste do coronavirus. Estamos percebendo muitos gestos de solidariedade, descobrindo valores que até então estavam enterrados. Em maio de 2020 já estamos com 126 mil vítimas e mais de oito mil falecidos pelo virus. 

Deus permite isso a nós justamente por causa da falta de conversão da maioria dos habitantes deste planeta. Diz o missal cotidiano que Nabucodonosor foi apenas o instrumento da deportação. A raiz do mal está na infidelidade dos chefes do povo de Deus e dos que os seguiram. Assim hoje em dia, se todos ouvíssemos a Palavra de Deus não haveria pandemia alguma.

No evangelho vemos como falar que é cristão, apenas se contentar com alguns atos de piedade, isso não é garantia de salvação. A prática da religião no dia a dia, o seguimento perfeito da Palavra de Deus, fazer plenamente sua vontade, é isso que nos leva ao céu. Os atos externos feitos sem o coração de nada valem. É casa construída sobre a areia.