SÁBADO-9TC

IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

08/06/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Isaías 61,9-11

Salmo Responsorial Cântico 1 Samuel 2-R- Meu coração se regozija no Senhor

Evangelho: Lucas 2,41-51 

Naquele tempo, todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para a festa da Páscoa. 42 Quando completou doze anos, eles foram para a festa, como de costume. 43 Terminados os dias da festa, enquanto eles voltavam, Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais percebessem. 44 Pensando que se encontrasse na caravana, caminharam um dia inteiro. Começaram então a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45 Mas, como não o encontrassem, voltaram a Jerusalém, procurando-o. 46 Depois de três dias, o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo- lhes perguntas. 47 Todos aqueles que ouviam o menino ficavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48 Quando o viram, seus pais ficaram comovidos, e sua mãe lhe disse: “Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura!” 49 Ele respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar na casa de meu Pai?” 50 Eles, porém, não compreenderam a palavra que ele lhes falou. 51 Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles. Sua mãe guardava todas estas coisas no coração.

Comentário:

 Isaías profetiza a vinda do Messias, uma luz para os que estavam na escuridão. Muitas vezes nós estivemos na escuridão do pecado. Maria é a Virgem Imaculada, Cheia de Graça, que veio nos trazer Jesus Cristo, a luz que dissipou toda a escuridão do pecado e da insegurança. 

A alegria da vinda do Messias foi geral, todos se alegraram. Nós também devemos nos alegrar muito com o presente inefável que Maria nos deu: o seu Filho Jesus, que nos salvou. 

No evangelho, vemos o que eu presumo que tenha sido o Bar Mitzvá de Jesus. Penso isso porque até essa cerimônia os adolescentes eram considerados crianças e não podiam conversar com as autoridades: eram "zero à esquerda". E para Jesus, foi uma oportunidade única, a primeira vez que podia conversar com os doutores do templo. Talvez houvesse outros adolescentes que ali ficaram para um encontro, após a cerimônia do Bar-Mitzvá, e Jesus tenha estado com eles em algum lugar apropriado para dormir. 

Maria e José se preocuparam muito com o sumiço de Jesus. Em sua idade, ele podia ficar entre os homens ou entre as mulheres com os outros rapazes. Maria pensou que ele estivesse com José, e vice-versa. Talvez tivessem parado no final do dia para o sono e o descanso, e notaram que Jesus não estava nem com ele nem com ela. 

Mas ele aprendeu a lição. Lucas diz que: "Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles. Sua mãe guardava todas estas coisas no coração". Jesus percebeu que sua hora ainda não havia chegado e tinha ainda muito de humano a aprender. E essas palavras a respeito de Maria mostram que ela não sabia tudo o que iria acontecer, mas meditava em tudo o que estava ocorrendo aos poucos, dia após dia, e aprendia cada vez mais sobre quem era aquele presente dado por Deus.