SÁBADO-4TC

SÁBADO DA 4ª SEMANA COMUM

05/02/2022

São Brás

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 



Leitura: 1 Reis 3,4-13

Salmo 118(119) R-Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos!

Evangelho de Marcos 6,30-34

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo, que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé e chegaram lá antes deles. 34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. – Palavra da salvação.


Comentário:

Salomão, na primeira leitura, pede a Deus a sabedoria, com uma comovente humildade, renunciando a outros bens, como uma longa vida e riquezas. Ele era muito jovem e inexperiente e precisava dessa sabedoria para governar o povo.

A esse respeito diz o Pe. René Voillaume, citado pelo missal cotidiano: “Não podemos confiar em nós mesmos. Embora precisemos de certa confiança em nós, esta deve ser bem humilde (...). A humildade é uma força imensa, pois ela nos permite agir sem duvidar de nós mesmos, sem ter medo de nos enganar diante dos outros, sem ter medo de sermos humilhados pelo insucesso. Quantas vezes não fomos impedidos de agir por orgulho, por medo de parecer ridículos! A humildade verdadeira jamais enfraqueceu alguém; antes, torna a pessoa mais forte. É isto que entra em jogo no nosso relacionamento com Deus, quando rezamos”.

No evangelho Jesus convida os apóstolos a descansarem um pouco. O descanso é necessário em todas as esferas, em todas as camadas sociais. Descansar não é tanto ficar sem fazer nada, mas fazer algo que nos seja prazeroso e nos tire da engrenagem diária.

Entretanto, as pessoas os procuraram e Jesus teve pena delas, pois pareciam ovelhas sem pastor. Ainda hoje ele nos olha desse modo. Sabe das nossas dificuldades e nos trata tanto como ovelhas de seu pasto como filhos de seu Pai celeste, nós somos seus irmãos.

Jesus é o irmão rico, que já está no céu e possui o universo todo e toda a felicidade possível e inimaginável. Ele nos convida sinceramente a obedecermos às suas palavras, a sermos obedientes, humildes, conhecendo nossa própria fraqueza, pedindo perdão sempre que for necessário, a fim de que possamos todos estarmos com ele no céu.