QUARTA-9TC

QUARTA-FEIRA DA 9ª SEMANA COMUM

05/06/2024

São Bonifácio 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Primeira Leitura: 2 Timóteo 1,1-3.6-12

Salmo Responsorial: 122(123)-R- R. Ó Senhor, para vós eu levanto meus olhos.

Evangelho: Marcos 12,18-27

Naquele tempo, alguns saduceus, os quais dizem não existir ressurreição, aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram: 19 “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: ‘Se alguém tiver um irmão e este morrer, deixando a mulher sem filhos, ele deve casar-se com a mulher para dar descendência ao irmão’. 20 Havia sete irmãos. O mais velho casou-se com uma mulher e morreu sem deixar descendência. 21 O segundo, então, casou-se com ela e igualmente morreu sem deixar descendência. A mesma coisa aconteceu com o terceiro. 22 E nenhum dos sete irmãos deixou descendência. Depois de todos, morreu também a mulher. 23 Na ressurreição, quando ressuscitarem, ela será a esposa de qual deles? Pois os sete a tiveram por esposa?” 24 Jesus respondeu: “Acaso não estais errados, porque não compreendeis as Escrituras, nem o poder de Deus? 25 Quando ressuscitarem dos mortos, os homens e as mulheres não se casarão; serão como anjos no céu. 26 Quanto à ressurreição dos mortos, não lestes, no livro de Moisés, na passagem da sarça ardente, como Deus lhe falou: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó!’ 27 Ele é Deus não de mortos, mas de vivos! Estais muito errados”.

 

Comentário:

No evangelho, Jesus diz que, na ressurreição final, apesar de ressuscitados, nós não viveremos a mesma vida que vivíamos aqui na terra. A manutenção de nosso corpo não será mais feito com alimentação, mas diretamente pelo próprio Deus. Seremos como os anjos, ou seja, seremos alimentados pela própria força divina. Nós seremos diferentes dos anjos quanto à constituição do nosso corpo espiritual. Nós seremos iguais a eles no que se refere à manutenção de vida.

Reconheceremos, sim, nossos familiares, mas não teremos mais o relacionamento hierárquico que tínhamos aqui na terra, de pais, irmãos, filhos, esposas, netos, avós etc. Seremos todos simplesmente irmãos. Mesmo porque todos nós ressuscitaremos com a idade juvenil, de uns 18 anos, como é a aparência de Nossa Senhora em suas aparições. Ela foi assunta ao céu com mais de 60 anos (quando Jesus morreu tinha ela uns 50 anos, mas só aparece em idade de jovem.

Na primeira leitura Paulo diz a Timóteo, que ele ordenara presbítero e bispo, que Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e sobriedade, e para que ele não se envergonhasse do testemunho de Nosso Senhor.

Nós somos muitas vezes levados a não praticarmos nossa fé por vergonha do que os outros podem dizer. Temos que ser mais radicais nissso e sempre professar nossa fé. Eu vou dar um exemplo bem simples: no trabalho, quando alguém for a favor do aborto, você deve ser tenazmente contra, e se pronunciar contra o aborto. Mesmo que isso for acarretar a perda de uma amizade. Acredite: você não vai perder nada. Amigos do demônio não podem ser seus amigos, a menos que se  convertam.