SEXTA-12TC

SEXTA-FEIRA DA 12ª SEMANA COMUM

28/06/2024

Santo Irineu 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: 2 Reis 25,1-12

Salmo Responsorial 136(137)R- Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti, Jerusalém, eu me esquecer! 

Evangelho: Mateus 8,1-4


Quando Jesus desceu da montanha, grandes multidões o seguiram. 2 Nisso, um leproso se aproximou e caiu de joelhos diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tens o poder de purificar- me”. 3 Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica purificado”. No mesmo instante, o homem ficou purificado da lepra. 4 Então Jesus lhe disse: “Olha, não contes nada a ninguém! Mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta a oferenda prescrita por Moisés; isso lhes servirá de testemunho”.


COMENTÁRIO:

Na primeira leitura, com a destruição do templo, ruiu a esperança do povo de Deus e o desânimo caiu sobre todos. Os profetas foram postos em silêncio. Entre nós também há profetas que são postos em silêncio pela cegueira dos que precisam de conversão e não aceitam essa necessidade. É mais fácil falar que os profetas estão enganados.

No evangelho vemos Jesus tocando a mão no leproso, coisa impensável naqueles tempos. As pessoas que tocassem num leproso ficavam impuros e não podiam ir ao Templo. Com Jesus, entretanto, era diferente: quando ele tocava em alguém, não era ele quem ficava impuro, mas sim o doente que se purificava.

Diz o missal cotidiano que nós criamos critérios do que é normal ou não e nos aproximamo-nos ou não dos que vivem conosco, segundo esses critérios criados. Em nossas comunidades às vezes vemos os pobres com telescópios, nas revistas e tevê, e tecemos muitas palavras bonitas para amenizar a situação, mas poucos se animam a ajudar essas pessoas. Jesus não se limitou a olhar o leproso, mas tocou nele. Isso foi desconcertante para os costumes daquele tempo. Em nosso tempo, quem se anima a trabalhar de verdade com os marginalizados ficam sendo observados para serem apanhados em algum deslize, que não vai ser minimizado, mas, pelo contrário, aumentado.

Em suma: temos que ser profetas de verdade, não apenas com palavras. Temos que apostar num mundo melhor e mais justo, confiar na conversão das pessoas. E, quanto a nós, procurarmos cada vez mais perseverarmos no caminho da santidade. Se os reis de Judá e Israel tivessem cumprido o que os profetas prediziam, a nação não teria sido destruída e exilada para a Babilônia. Quanto a nós, se todos se convertessem tenho certeza que a pandemia acabaria. Deus não a causou, mas a faria cessar.