QUINTA-22TC

5ª FEIRA DA 22ª SEMANA COMUM

05/09/202

Sta. Teresa de Calcutá

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: 1 Coríntios 3,18-23

Salmo Responsorial 23(24)-R- Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra. 

Evangelho Lucas 5,1-11

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois, sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes, que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus. – Palavra da salvação.

 Comentário:

Na primeira leitura, São Paulo exorta os coríntios a não se orgulharem de sua própria sabedoria. Tudo vem de Deus, e quando nos afastamos dele nossa sabedoria se torna burrice. Nem tudo o que parece sábio, neste mundo, na verdade o é. Quantas coisas são apregoadas como boas e, na verdade, nos levam ao abismo!

O critério para sabermos se estamos no caminho certo é caminharmos com Deus, e não apesar de Deus. Só exerceremos a verdadeira sabedoria se esta caminhar submissa à sabedoria divina. Querer impor aos demais regras pessoais que não batem com a de Deus é uma grande presunção e gera muita soberba, coisa essa abominada por Deus. Na humildade está nossa força. E na oração contínua é que está nossa vitória.

No evangelho vemos o medo que Pedro teve de se aproximar do Senhor, porque era pecador e Jesus se mostrava poderoso no milagre que acabara de fazer.

Nós temos, muitas vezes, receio de nos aproximar de Jesus. O que é que tememos? Não sermos capazes de levar a cruz? De nos tornarmos infelizes? De fracassarmos?

Sempre seremos fracos. Não existem pessoas fortes. O que existe é gente que reza e gente que não reza. Os que rezam conseguem vencer tudo, pois contam com a graça e o poder de Deus.

Ser feliz é fazer a vontade de Deus, pois quando entramos em cheio no que ele quer de nós e fazemos tudo o que podemos para ir adiante, sentimos a força dele a nos envolver, sentimos muita alegria e percebemos, no meio da caminhada, que  “a vacina não era tão dolorida assim”.