QUARTA-30TC

4ª FEIRA DA 30ª SEMANA COMUM. -

30/10/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


 1ª Leitura: Efésios 6,1-9 

Salmo Responsorial 144(145) - R- O Senhor cumpre sempre suas promessas!

 Evangelho Lucas 13, 22-30 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. 26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas, no reino de Deus e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros e primeiros que serão últimos”. – Palavra da salvação.


COMENTÁRIO:

Na primeira leitura São Paulo dá uma instrução de como devemos servir: sempre procurar agradar a Deus e não aos homens. Seja qual seja nossa posição na sociedade, ou seja: filhos, mães, pais, escravos (principalmente os daquele tempo de Paulo), devemos seguir esse ensinamento de S. Paulo: “Servi de boa vontade, como se estivésseis servindo ao Senhor, e não aos homens”. É claro que os senhores e os que são servidos devem fazer o mesmo.

No evangelho de hoje o assunto é a porta estreita que Jesus veio inaugurar para entrarmos no céu. Isto é: se quisermos entrar no céu não basta pertencermos a alguma Igreja; é preciso aderir Cristo e seguir suas palavras. Em outras palavras: crer nele plenamente, não só na ideia, mas também de fato, no dia a dia.

 

Jesus, a princípio, falou essas palavras para lembrar aos judeus que eles não são os únicos a se salvarem, mas a salvação está aberta a todos os povos. A salvação está ligada à oração, à vigilância, ao empenho para nunca ofendermos a Deus.