QUARTA-3TC

4ª FEIRA DA 3ª SEMANA COMUM

 24/01/2024

São Francisco de Sales

Leia os textos neste link: 

https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria

Leitura: 2Samuel 7,4-17

Salmo 88 (89) R- Guardarei eternamente para ele a minha graça. 

Evangelho de Marcos 4,1-20

Naquele tempo: 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galiléia.  Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia. 2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3'Escutai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto. 8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um.' 9E Jesus dizia: 'Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.' 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: 'A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados.' 13E lhes disse: 'Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem. 18Outros recebem a semente entre os  espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom, são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um.' Palavra da Salvação.

Comentário:

A parábola da semente é muito conhecida. Basta lembrar aqui que precisamos ouvir a Palavra de Deus com muita humildade, desejando sinceramente praticar aquilo que estamos ouvindo ou lendo.

Todos somos fracos e limitados. Só conseguimos realizar aquilo que Deus nos pede pedindo a ele a força e a coragem necessárias. Se dermos à Palavra essa acolhida, nossa terra será fértil e promissora nos frutos desse compromisso de seriedade a que nos comprometemos.

Os espinhos e as pedras nos atrapalham muito. Podem ser retratadas de diversos modos: os vícios, a vaidade, a roupa exagerada e cara, a injustiça, a falta de caridade, o individualismo etc.

Na primeira leitura o texto faz um trocadilho entre casa-habitação e casa-descendência, família. Davi quer construir uma casa-habitação, mas Deus está preparando para ele um outro tipo de casa-descendência, família, que seriam seus descendentes, e da qual nasceria o Messias, que agora sabemos que é Jesus.

Nós, muitas vezes, nos achamos dignos e merecedores das coisas boas que nos acontecem. Ilusão nossa. Tudo de nós que seja nobre vem de Deus, de sua força misericordiosa. O modo mais fácil de obtermos ajuda divina é a obediência à sua palavra, manifestada pela pregação e pelo bom exemplo dos pregadores.

Essa obediência à Palavra de Deus consiste no amor-mútuo, na partilha, na mansidão, no acolhimento da força redentora da mensagem de Jesus e num certo otimismo diante dos resultados.

SANTOS TIMÓTEO E TITO

26/01/2022

Leia os textos neste link: 


Leitura: 2Timóteo 1,1-8 ou Tito 1,1-5

Salmo 95(96)R- Anunciai entre as nações os grandes feitos do Senhor!

 Lucas 10,1-9

Naquele tempo, o  Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir. 2E dizia-lhes: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não vos demoreis para saudar ninguém pelo caminho! 5         Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6        Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; senão, ela retornará a vós. 7 Permanecei naquela mesma casa; comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador tem direito a seu salário. Não passeis de casa em casa. 8 Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9  curai os doentes que nela houver e dizei: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’.


COMENTÁRIO:

Hoje celebramos São Timóteo e São Tito, que foram bispos, discípulos de São Paulo Apóstolo. Na carta a Timóteo, primeira leitura, Paulo se dirige ao seu discípulo, animando-o a “reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e sobriedade”.

Na leitura a Tito, Paulo pede-lhe para que, em Creta, onde o havia deixado como bispo, organizar o que ainda faltava e constituir presbíteros em cada cidade. E a pregação feita era a que levaria os eleitos a professarem a fé e a conhecerem a verdade da piedade, que se apoia na esperança da vida eterna, pois Deus, que nunca mente, prometeu essa vida desde tempos antigos e, mais recentemente, por meio de seu próprio Filho Jesus Cristo, a quem ouvir e praticar a sua palavra. 

No Evangelho de hoje temos o envio missionário que Jesus fez de 72 dos discípulos. Jesus lhes pede uma pobreza efetiva e um acolhimento verdadeiro, anunciando o Evangelho e curando os  doentes que encontrassem. 

Hoje somos também, cada um de nós, convidados a pregar o Evangelho, a acolhermos, a praticarmos a caridade, a vivermos sobriamente em todos os sentidos, desapegados dos bens terrenos, que tanto nos impedem de alçar voo para as alturas celestes. E precisamos saber que Jesus sempre estará conosco, dando-nos forças para nos convertermos e continuarmos perseverantes no caminho da salvação.