QUINTA-4TC

5ª FEIRA DA 4ª SEMANA COMUM

01/02/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Leitura: 1ª Reis 2,1-4.10-12

Salmo 1ª Crônicas 29 R-  Dominais todos os povos, ó Senhor!

Evangelho de Marcos 6,7-13

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés como testemunho contra eles!” 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura, Davi passa o reino para Salomão antes de morrer, e o admoesta a seguir os mandamentos. Estando sempre agradando a Deus não pecando, ele teria toda a proteção divina para o seu reinado.

Entre nós também funciona dessa maneira! Se estivermos sempre com Deus, cumprindo sempre os mandamentos, procurando servi-lo no irmão sofredor, marginalizado, necessitado, teremos sempre a sua proteção.

No evangelho, Jesus dá orientação para os que pregam o evangelho: devem pregar primeiramente pelo testemunho de vida, pelo bom exemplo, pela simplicidade, confiando plenamente na Providência Divina, que não deixa faltar o necessário para os que confiam plenamente em Deus.

A preocupação exagerada com os bens terrenos e com a própria subsistência nos afasta de Deus e de sua Providência Divina. O salmo 126 lembra que Deus dá o alimento aos seus amados até enquanto dormem. Isso quer dizer que se observarmos os mandamentos, como Davi aconselhou o seu filho Salomão, se praticarmos a caridade em todos os seus níveis, seremos alimentados em todos os sentidos por Deus.