QUARTA-10-TC

QUARTA-FEIRA DA 10ª SEMANA COMUM

12/06/2024 

São Gaspar Bertoni

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Primeira Leitura: 1 Reis 18,20-39

Salmo Responsorial: 15(16)R-Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

Evangelho: Mateus 5,17-19

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a lei e os profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade eu vos digo, antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no reino dos céus. Porém quem os praticar e ensinar será considerado grande no reino dos céus”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

As leis, sejam elas quais forem, têm o objetivo de permitir a convivência pacífica e prazerosa entre nós. Em qualquer lugar em que haja pessoas, haverá sempre a necessidade de normas ou leis para todos os que ali vivem.

É interessante notar que em grupos um tanto marginalizados pela sociedade haja leis até mesmo mais perfeitas e mais bem seguidas do que nos grupos ditos não marginalizados.

Vou citar dois exemplos: os moradores de rua e os que moram em grupos, tipo quartel, república, prisão. 

Passo pelo centro da cidade todos os dias pela manhãzinha e vejo inúmeros moradores de rua dormindo nas marquises dos prédios. Soube que eles têm um chefe e lhe prestam obediência. Quando ocorre algum problema com algum deles, os comerciantes, em vez de chamarem a polícia, falam com esse chefe, que resolve o problema com maestria. Ou seja, há algumas normas para aqueles que desejam permanecer morando ali no centro da cidade. 

Entre os diversos grupos que vivem juntos, como em quartéis, na prisão, em repúblicas de estudantes, essas normas são uma maravilha. Funcionam de verdade. São normas que todos obedecem para permanecerem num ambiente o mais tranquilo possível dentro das circunstâncias.

Na família há também certas normas. Num filme de esquilos cantores, um cara que quer se aproveitar do talento deles os convida para morarem em sua casa. A primeira coisa que os esquilos perguntam quando chegam é: “Quais são as regras”?

Na Igreja há também as regras, as normas, a que chamamos mandamentos. Não foram feitos para azucrinar nossa paciência, mas para que possamos viver uma vida verdadeiramente humana, como ela foi pensada por Deus, com direito à vida eterna. Se quisermos segui-las, Deus nos ajudará com sua força e incentivo. 

Na verdade, há dois modos de se viver: um deles é na angústia e no desalento, na insatisfação. É para os que não obedecem aos mandamentos. Outro, de felicidade, paz, harmonia, bênção. É para os que os seguem.