SÁBADO-29TC

SÁBADO DA 29ª SEMANA COMUM. -

26/10/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Efésios 4,7-16 

Salmo Responsorial 121(122)R- Que alegria quando ouvi que me disseram: " Vamos à casa do Senhor"! 

Evangelho Lucas 13,1-9

 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – 1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. 2Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas, se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4E aqueles dezoito que morreram quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. 6E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’ 8Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás!’” – Palavra da salvação.


COMENTÁRIO:

Na primeira leitura S. Paulo fala aos efésios sobre o Corpo místico de Cristo, que é a Igreja, no qual Cristo é a cabeça. Nesse corpo, todos têm funções específicas e cada um recebe a graça na medida em que Cristo lha deu. Cada um tem, pois, na Igreja,” uma tarefa precisa, e todos juntos concorrem para a unidade e bem-estar de todo o organismo, contribuindo para o bem de cada um e de toda a comunidade eclesial”. Nenhuma tarefa é humilde ou tem pouco valor, pois todos somos chamados a fazer crescer o Reino de Deus aqui na terra, até chegarmos à plenitude da vida celeste.

No evangelho, Jesus mostra que os acidentes não acontecem porque somos pecadores, mas é fruto do acaso. Entretanto, nos instrui para que estejamos sempre preparados para morrer, seja em qual idade estivermos, pois sempre deveremos estar prontos para sermos julgados.

Eu acredito que muitas vezes, quando Deus permite a morte prematura de alguém que o busca, reza e procura sempre estar de bem com ele, é porque está preservando a pessoa de algo pior que aconteceria no futuro se a pessoa continuasse viva. Ele é misericordioso e nunca permite coisas que possam nos prejudicar em relação à vida eterna. Não devemos pensar nos acontecimentos apenas nos baseando em coisas materiais, mas no que pode ser bom para a nossa vida após a morte. Esta vida é breve, mas a outra é eterna. Muitas vezes Deus permite coisas inesperadas aqui para que possamos entrar no céu. A vida eterna no céu vale mais do que qualquer prazer ou bem que tenhamos nesta vida.