QUARTA-28TC

4ª FEIRA DA 28ª SEMANA COMUM. -

16/10/2024

Sta. Margarida Maria 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Gálatas 5,18-25

Salmo Responsorial 1-R- Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida!

Evangelho Lucas 11,42-46

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”. 45Um mestre da lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” 46Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis e vós mesmos não tocais nessas cargas nem com um só dedo”. – Palavra da salvação.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura, S. Paulo faz a distinção entre as obras do Espírito e as obras da carne. Nós recebemos, pelo Batismo, a força necessária para combatermos as obras da carne e fazermos as obras do Espírito. A oração e o jejum (em suas múltiplas formas) nos garantem essa força necessária para abandonarmos as obras da carne (fornicação, libertinagem, devassidão, idolatria, feitiçaria, inimizades etc) e abraçarmos as obras do Espírito: caridade, alegria, paz, longanimidade etc. 

O evangelho vai também por esse caminho: seguirmos a palavra de Deus principalmente no que se refere à caridade, em todos os seus sentidos, tanto em não julgar os outros como no sentido de partilhar o que se tem.

Procurar sempre praticar o que se prega. Quando a gente não praticar algo que geralmente diz para os outros fazerem, devemos pedir perdão disso e recomeçar uma vida nova, de bom exemplo e testemunho. 

Sobretudo, nunca julgar os outros. Julgar é achar que a outra pessoa fez o que fez com má intenção. Ninguém sabe com que intenção foi feito isto ou aquilo. Só Deus. Portanto, se quisermos pregar aos outros, vamos fazer isso com o bom exemplo, mais do que com as palavras.