SÁBADO-1TC

SÁBADO DA 1ª SEMANA COMUM

13/01/2024

Santo Hilário 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Leitura: 1 Samuel 9,1-4.17;10,1a

Salmo 20(21) R- Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra

Evangelho de Marcos 2,13-17

Naquele tempo: 13Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a multidão ia ao seu encontro e Jesus os ensinava. 14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: 'Segue-me!' Levi se levantou e o seguiu. 15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam. 16Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: 'Por que ele come com os cobradores de impostos e pecadores?' 17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: 'Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores.' Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura Saul é ungido rei por Samuel, embora fosse da menor tribo de Israel. Deus sempre faz suas escolhas entre os menores e os mais pobres. Maria também era pobre e insignificante diante de Deus, e ele também a escolheu. 

Saul era amado por Deus, mas nem sempre fez sua vontade. A situação do reinado em Israel nos mostra que a lei mosaica (dada por Moisés) dirigia os destinos da nação e orientava a ação real. Seu reinado foi rejeitado por Deus, que escolheu Davi para pô-lo em seu lugar. Entretanto, reinou até o dia de sua morte. Diz outro trecho da escritura que Deus nunca se arrepende de seu chamamento. Se ele chama a pessoa, sempre vai acolhê-la e protegê-la. O problema é que são as pessoas que abandonam a vocação, ou não zelam para que ela continue. Em qualquer circunstância Deus continuará a ajudá-las, se elas permitirem. 

No evangelho vemos a vocação de Mateus, publicano, ou seja, considerado pecador pelas autoridades da época. Jesus mostra que veio tirar os pecadores de suas condições de pecado, e não prejudicá-los ou condená-los. Mateus talvez tenha visto Jesus anteriormente, tenha pensado um pouco nesse assunto. A vocação muitas vezes requer muita reflexão. Quando Jesus convidou-o, isso foi a “gota d’água” que apressou sua decisão de segui-lo. 

Irmão, irmã, veja que as duas leituras falam sobre a vocação: a de rei, na primeira, e a de apóstolo, na segunda. Ora, todos nós somos chamados por Deus a exercer alguma atividade neste mundo. Você já descobriu a sua? Se ainda não descobriu, reze sinceramente e Deus lhe mostrará e lhe dará condições para segui-la. E quem já descobriu sua vocação, lembre-se de que somos como vasos de barro que podem quebrar em qualquer momento. Se quebrarmos, juntemos os pedaços, com uma boa e sincera confissão, que Deus vai colá-los.