QUINTA-9TC

QUINTA-FEIRA DA 9ª SEMANA COMUM

06/06/2024 - 

São Norberto 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª. Leitura – 2 Timóteo 2,8-15

Salmo. 24 (25) R- Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos!

Evangelho Marcos 12, 28b-34

 

Naquele tempo, um dos escribas aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29  Jesus respondeu: “O primeiro é este: ‘Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é um só. 30 Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!’ 31 E o segundo mandamento é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’! Não existe outro mandamento maior do que estes.” 32 O escriba disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: ‘Ele é o único, e não existe outro além dele’. 33 Amar a Deus de todo o coração, com toda a mente e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, isto supera todos os holocaustos e sacrifícios”. 34 Percebendo Jesus que o escriba tinha respondido com inteligência, disse-lhe: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer-lhe perguntas.


Comentário:

Na primeira leitura São Paulo fala a Timóteo que ele, Paulo, está algemado na prisão, mas a palavra de Deus não está algemada, ou seja, pode ser propagada, anunciada e vivida. Por isso ele, Paulo, aceita sofrer pelos que são chamados a uma vida santa, pois, se com Jesus sofremos e ficamos a ele unidos, alcançaremos a salvação, a glória eterna. Se nós negarmos a Cristo, ele também nos negará, ou seja: se negarmos a Jesus ele respeitará a nossa decisão e se afastará de nós. Se, entretanto, lhe sermos infieis, mas não o negarmos, ele permanecerá fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.

Ou seja: o pecado nos afasta de Jesus, mas se não desanimarmos e pedirmos perdão a ele, ele nos perdoará, nunca negará o seu perdão, nunca nos abandonará. Deus não guarda rancor de nossas faltas e pecados.

E no evangelho, temos a declaração do escriba de que o amor a Deus e ao próximo são os dois mandamentos principais de quem quer servir a Deus por meio do serviço ao próximo. Jesus unifica os dois mandamentos num só. Na verdade, não há como amar a Deus, que não vemos, se não amarmos o próximo, que vemos e está ao nosso lado.

Dessa forma, não é verdeiro (a) quem diz que ama a Deus mas é uma pessoa ausente quanto ao próximo, e muitas vezes até é uma pessoa ranzinza, mesquinha, briguenta, avarenta etc.