SEGUNDA-10TC

2ª FEIRA DA 10ª SEMANA DO TEMPO COMUM 

 10/06/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª. Leitura –1 Reis 17,1-6

Salmo 120(121)R-Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!

 

Evangelho Mateus 5,1-12 

Naquele tempo, vendo as multidões, Jesus subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2  e ele começou a ensinar: 3 “Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4 Felizes os que choram, porque serão consolados. 5 Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança. 6 Felizes os que têm fome e sede da justiça, porque serão saciados. 7 Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8 Felizes os puros no coração, porque verão a Deus. 9 Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11 Felizes sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus. Pois foi deste modo que perseguiram os profetas que vi eram antes de vós.

Comentário:

As bem-aventuranças na verdade se resumem na primeira e na última. Quem é pobre no espírito é também tudo o mais que segue. E decerto vão ser perseguidos, porque os que seguem o mal não suportam ver a felicidade dos que praticam o bem.

Serem pobres em espírito significa também que choram ao ver a desgraça alheia, ao ver as injustiças, ao ver o mal que se faz no mundo, são misericordiosos e puros de coração, promovem a paz. Ao serem perseguidos por praticarem o bem, serão amparados e confortados por Deus e, finalmente, entrarão no paraíso vencedores.

 As bem-aventuranças nos dizem para sermos santos como Deus é santo (Lev 11, 44). e também 1 Pedro 1,16 repete essa citação do levítico, e Jesus também, em Mateus 5, 48, reafirma: “Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”. É interessante que Jesus não tenha dito: ...”como eu sou perfeito”. Sua condição humana escondia, por assim dizer, sua divindade, e ele queria que todos cressem que ele era Deus  como ele era, como ele aparentava.  No final de sua vida ele disse também que os discípulos acreditaram porque viram, mas viriam muitos que não iriam ver e acreditariam, ou seja, nós. 

Com as bem-aventurnças todos somos, portanto, chamados à santidade. Mas tem um porém: cada um é chamado de um modo particular, exclusivo. Não podemos ficar nos comparando com nenhum outro santo. Temos que ser santos dentro de nossos limites, dentro do tipo de vida que vivemos. É loucura querer fazer, por exemplo, o que São João Batista fazia, ou a  Santa Teresa de Calcutá, ou as penitências extremas de Santa Rosa de Lima. Temos que pedir ao Espírito Santo, por meio da oração, que nos indique o caminho a seguir, que nos mostre qual é a nossa vocação específica para a santidade. Mas as bem-aventuranças nos indicam o caminho inicial para a santidade.

Na primeira leitura vemos o castigo divino, anunciado por Elias ao rei Acab, por causa do culto a Baal. Sempre achamos que as desgraças são provindas de Deus. Mas não são. O que acontece, nesses tempos de tragédia, é que Deus retira sua proteção e as coisas acontecem. Deus simplesmente permite que tudo aconteça normalmente. É Deus quem cuida de nós, e o pecado o ofende a ponto de, às vezes, ele deixar de impedir as pestes e acidentes meteorológicos.

Estamos imersos numa dessas calamidades, do coronavírus. A crise vai durar ou não dependendo de nossas orações. Com as orações em massa, Deus volta a nos proteger e a sanar essas doenças. Com a oração do rosário diariamente, N. Senhora pode fazer muito por nós. Ela precisa de nossa união e de nossas orações para poder rogar por nós a seu Filho Jesus.

Em Medjugorje ela tem anunciado 10 acontecimentos futuros, que já estão próximos, e muitos vão sofrer mais ainda do que nesta calamidade. Já é hora, portanto, de observarmos as bem-aventuranças. Só teremos a ganhar.