SEGUNDA-3ADV

2ª FEIRA DA 3ª SEMANA DO ADVENTO

16/12/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Números 24,2-7.15-17a

Salmo Responsorial 24(25)R- Fazei-me conhecer vossa estrada, Senhor!

Evangelho: Mateus 21,23-27

Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu tal autoridade?” 24Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço essas coisas. 25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?” Eles refletiam entre si: “Se dissermos ‘do céu’, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ 26Se dissermos ‘dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”. 27Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço essas coisas”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura Balaão, no livro dos Números, fala sobre um rei que ia brilhar sobre o povo como uma estrela, mas iria demorar um pouco; “Uma estrela sai de Jacó, e um cetro se levanta de Israel”. É uma profecia sobre o Messias, ou seja, Jesus Cristo. 

No evangelho Jesus procura defender-se diante dos sacerdotes e anciãos, que queriam desacreditá-lo diante do povo. Com suas palavras, Jesus deixou-os sem saída, pois não podiam ir contra João Batista, por ser ele muito apreciado e seguido pelo povo. 

O problema que vejo aqui é a aceitação ou não de Jesus Cristo como nosso Salvador. Não vai adiantar nada eu acreditar em Jesus, mas não seguir o que ele nos falou e ensinou. 

Aceitar Jesus Cristo é mais do que simplesmente ir às missas aos domingos. Aceitar Jesus em nossa vida é, sem sombra de dúvidas, procurar seguir tudo o que ele pediu que seguíssemos, fazer tudo o que ele mandou que fizéssemos e não fazer aquilo que ele pediu que não fizéssemos. Isso é estarmos no Advento, isso é preparar-nos verdadeiramente para o Natal.