QUINTA-13TC

5ª FEIRA DA 13ª SEMANA DO TEMPO COMUM  

04/07/2024

Sta. Isabel de Portugal 

 

1ª. Leitura –Amós 7,10-17

Salmo 18(19)R- Os julgamentos do Senhor são retos e justos igualmente. 

Evangelho Mateus 9,1-8 

Naquele tempo, entrando num barco, Jesus passou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2 Apresentaram-lhe, então, um paralítico, deitado numa maca. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, teus pecados estão perdoados!” 3 Então alguns escribas pensaram: “Esse homem está blasfemando”. 4 Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5 Que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados são perdoados’, ou: ‘Levanta-te e anda’? 6 Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, – disse então ao paralítico – levanta- te, pega a tua maca e vai para casa”. 7 O paralítico levantou-se e foi para casa. 8 Vendo isso, a multidão ficou cheia de temor e glorificou a Deus por ter dado tal poder aos seres humanos. Palavra da Salvação

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura, Amós é bem claro ao dizer que ele serve a Deus. Diz com todas as letras que não está ali pregando a palavra de Deus por nenhum interesse que não fosse a salvação do povo. Anunciava o exílio, que iria acontecer em breve, como castigo pelos desmandos do povo. Amasias, sacerdote de Betel,  fez a cabeça de Jeroboão, rei de Israel, contra o Amós, dizendo que estava contra o rei, por vaticinar apenas desgraças sobre desgraças para o povo. Em vez de se converter, preferiram atacar Amós, jogando-lhe na cara que ele fosse ganhar o sustento dele noutro lugar, e não no santuário tão nobre de Betel. Mas Amós não desistiu. 

Nós também, muitas vezes, procuramos ignorar os conselhos que nos dão orientando-nos para a coisa certa a fazer. E nós, achando-nos sábios, ignoramos esses conselhos. Apenas depois da casa desabar é que nos lamentamos de não termos ouvido esses conselhos. Isso já aconteceu muito comigo. 

No evangelho, Jesus aproveita uma crença de então para mostrar a eles que realmente tinha poder de perdoar os pecados. É que eles acreditavam que a pessoa era paralítica ou tinha qualquer outra doença, por causa dos pecados cometidos. Curando a paralisia, Jesus mostrava a eles, baseado nessa crença, que também perdoara os pecados do paralítico. Perdoando os pecados, o doente deveria se curar da paralisia, e isso eles notaram no princípio, o que fez Jesus ir além disso, curando o coitado, além de lhe ter perdoado os pecados. 

A doença geralmente não é castigo pelo mal que praticamos, a não ser que seja consequência direta desse mal. Por exemplo, contrair Aids num relacionamento pecaminoso. Não foi castigo, mas uma consequência natural, por estar a outra pessoa contaminada. 

Na maior parte das vezes Deus deixa que as coisas aconteçam e aproveita o mal cometido ou acontecido para nossa purificação. É o que está ocorrendo com o coronavírus. Provavelmente não é um castigo, mas está causando muitas conversões, muita solidariedade, muitos atos de caridade, muita união entre as pessoas da família, colaboração, conscientização etc. Isso é uma coisa muito boa que está sendo tirada de um mal que está deixando muita gente sozinha neste mundo. Entretanto, com Deus nunca estamos sozinhos. E se viermos a morrer, o que não é assim tão difícil de ocorrer, estejamos preparados para entrarmos na vida eterna!