TERÇA-30TC

3ª FEIRA DA 30ª SEMANA COMUM. -

29/10/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Efésios 5,21-33 

Salmo Responsorial 127(128) - R- Felizes todos os que respeitam  o Senhor! 

Evangelho Lucas 13,18-21

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o reino de Deus e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. – Palavra da salvação.

COMENTÁRIO:

Na primeira leitura S. Paulo fala sobre a união matrimonial, que deve ser santa como a união de Cristo com a Igreja. Há certos conceitos que naquele tempo eram diferentes, como o predomínio do esposo sobre a esposa, mas em linhas gerais ele fala do respeito mútuo que deve haver entre ambos. Conclui dizendo: “Cada um deve amar a sua mulher como a si mesmo; e a mulher deve respeitar o seu marido”. Nos dias de hoje, digo ainda, que deve haver muita compreensão entre marido e mulher, muito perdão de coisinhas do dia a dia. Muitos casais vivem uma vida de brigas, de certas exigências desnecessárias. Por exemplo, em nome da limpeza impecável da casa, muitas mulheres exigem tais coisas que tiram completamente a liberdade do marido e dos filhos. Se a gente não puder ficar à vontade e gostosamente em casa, onde mais? Por isso, muitos maridos procuram os bares e ambientes similares: ali, eles podem ficar mais à vontade...

No evangelho, Jesus dá dois exemplos do Reino de Deus: a semente minúscula de mostarda, do tamanho de um ponto final desta página, mas que brota e fica grande, e a farinha que, com o fermento, cresce e fica macia como pão.

A característica dos dois elementos é a humildade e o despojamento: sem morrer como semente, a sementinha de mostarda não brota. Sem desaparecer na farinha, o fermento não age. O Reino de Deus, entre nós, às vezes quase nem é percebido. Achamos que ele nem existe. Mas ele existe, está atuante e crescendo. Cabe a nós detectá-lo e entrar nele, para participarmos de seu desenlace no final dos tempos, em que participaremos dele no céu.

O Reino de Deus está entre nós, mas só o percebe quem tem fé e está disposto (a) a perseverar. “Quem perseverar até o fim será salvo”. O cristão deve tirar de seu dicionário pessoal as palavras “Desânimo” e “Desistência”. A Igreja nos aponta o caminho para participarmos desse Reino. Devemos confiar nela.