SÁBADO-14TC

SÁBADO DA 14ª SEMANA COMUM

13/07/2024

Sto. Henrique

 

1ª Leitura: Isaías 6,1-8

Salmo Responsorial 92 (93) Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor. 

 

Evangelho Mateus 10,24-33

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre; e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! 26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

 

Na primeira leitura vemos com muita admiração a vocação de Isaías. Para ser profeta, ou ainda qualquer vocação que nos leve a apresentar-se ao povo em nome de Deus, é preciso o chamado de Deus. Ninguém pode se tornar profeta se não for chamado por Deus. E o verdadeiro profeta não mente: aponta o erro onde quer que esteja. O falso profeta mostra que não foi chamado por Deus, principalmente quando promete bem-estar a quem pratica o mal e ele próprio não se preocupa em continuar praticando más ações.

 

Atualmente, no cristianismo, sabemos que todos nós somos chamados a ser profetas, e portanto, santos, pelo Batismo. Apenas as vocações especiais continuam atreladas ao chamamento específico de Deus para esse serviço, como o sacerdócio e a vida consagrada. Aliás, mesmo para o casamento é preciso ter vocação. Muitas pessoas não são chamadas para uma vida conjugal. Nesse caso, devem descobrir ao qual serviço eclesial Deus os está chamando.

 

O evangelho nos diz isso: “Vós valeis mais do que muitos pardais”. “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma”! Ou seja, a vida eterna vale muito mais do que qualquer bem que possa ser adquirido ou alcançado aqui na terra. Se seguirmos Jesus e ensinarmos o que ele nos mandou ensinar decerto vamos ser também perseguidos ou mesmo até mortos. Jesus vai nos proteger não tanto no sentido de não nos permitir algum sofrimento ou até a morte por causa da nossa vivência cristã, mas sim, vai nos dar a vida eterna. Não precisamos ter medo da perdição. A salvação está garantida aos que confiarem plenamente nele e, por amor dele, viverem com santidade sua palavra e assim também a ensinarem aos outros.

 

Jesus iniciou o trecho de hoje dizendo que, se ele foi perseguido, nós também o seremos. Mas temos sua presença em nossa vida, e a garantia de que ele se declarará a nosso favor, no céu, se nós formos fiéis a ele durante a vida.