QUARTA-23TC

4ª FEIRA DA 23ª SEMANA COMUM

11/09/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: 1 Coríntios 7,25-31

Salmo Responsorial 44(45)-R- Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!

Evangelho de Lucas 6,20-26

Jesus levantou o olhar para os seus discípulos e disse-lhes: “Felizes vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus!21      Felizes vós que agora passais fome, porque sereis saciados! Felizes vós que agora estais chorando, porque haveis de rir!22  Felizes sereis quando os homens vos odiarem, expulsarem, insultarem e amaldiçoarem o vosso nome por causa do Filho do Homem.23          Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, porque será grande a vossa recompensa no céu, pois era assim que os seus antepassados tratavam os profetas.24  Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação!25    Ai de vós que agora estais fartos, porque passareis fome! Ai de vós que agora estais rindo, porque ficareis de luto e chorareis!26       Ai de vós quando todos falarem bem de vós, pois era assim que seus antepassados tratavam os falsos profetas.

Comentário:

Rezemos hoje pela nossa querida pátria, que completa 200 anos de independência. Que o nosso governo possa erradicar a pobreza absoluta e todos os brasileiros e os estrangeiros aqui residentes possam viver uma vida feliz. 

A primeira leitura trata da vida consagrada pela virgindade. São Paulo faz um elogio muito bonito sobre os que são chamados a essa vida consagrada. Entretanto, é preciso salientar aqui essa palavra: são chamados. Sim. Só por vocação divina a pessoa deve se consagrar a Deus no estado da virgindade consagrada ou no celibato, pois se não houver vocação a vida se torna pesada e “aguentada, suportada”, ou seja, não há a alegria da doação. 

É preciso, porém, que os casados encontrem tempo diariamente para as suas orações e compromissos com a comunidade eclesial a que pertence. Isso é muito importante para o crescimento pessoal e comunitário. Não encontrar tempo para Deus e para a comunidade é a pior coisa que uma pessoa pode fazer para si mesma. 


O Evangelho nos lembra que só seremos felizes na vida eterna se soubermos renunciar ao pecado aqui na terra. O pecado refere-se também ao mau uso que muitos fazem do dinheiro, das riquezas, dos bens materiais. Nesse mau uso entram também os bens espirituais, que muitas vezes são usados para enganar o povo em benefício do próprio bolso de quem está praticando esse pecado. Segundo consta, as pessoas que seguirem o falso profeta serão perdoadas por estarem fazendo isso de modo inocente. 

Quando somos perseguidos ou mal-entendidos por viver segundo o Evangelho, seremos perdoados de nossos pecados e recebidos no céu. Aí é que está a felicidade proferida por Jesus. Entretanto, quando estamos no caminho da santidade, tudo se torna mais fácil e aceitável e vivemos numa paz profunda, confiantes na presença de Deus em nossa vida.