SEGUNDA-9TC

SEGUNDA-FEIRA DA 9ª SEMANA COMUM 

03/06/2024 

São Carlos Lwanga e companheiros mártires

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

Primeira Leitura: 2 Pedro 1,2-7

Salmo Responsorial 90(91)R- Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

Evangelho: Marcos 12,1-12


"1.E começou a falar-lhes em parábolas: “Um homem plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, edificou uma torre, arrendou-a a vinhateiros e ausentou-se daquela terra.  2.A seu tempo, enviou aos vinhateiros um servo, para receber deles uma parte do produto da vinha. 3.Ora, eles prenderam-no, feriram-no e reen­viaram-no de mãos vazias. 4.Enviou-lhes de novo outro servo; também este feriram na cabeça e o cobriram de afrontas. 5.O senhor enviou-lhes ainda um terceiro, mas o mataram. E enviou outros mais, dos quais feriram uns e mataram outros. 6.Restava-lhe ainda seu filho único, a quem muito amava. Enviou-o também por último a ir ter com eles, dizendo: Terão respeito a meu filho!... 7.Os vinhateiros, porém, disseram uns aos outros: Este é o herdeiro! Vinde, matemo-lo e será nossa a herança! 8.Agarrando-o, mataram-no e lançaram-no fora da vinha. 9.Que fará, pois, o senhor da vinha? Virá e exterminará os vinhateiros e dará a vinha a outro”. 10.“Nunca lestes estas palavras da Escritura: A pedra que os cons­trutores rejeitaram veio a tornar-se pedra angular. 11.Isto é obra do Senhor, e ela é admirável aos nossos olhos” (Sl 117,22s)? 12.Procuravam prendê-lo, mas temiam o povo; porque tinham entendido que a respeito deles dissera esta parábola. E, deixando-o, retiraram-se." Bíblia Católica Online



Comentário: 

A primeira leitura é uma mensagem sobre como viver a vida cristã dia a dia sem se esquecer do que se recebeu e do que se tem de fazer: "Dedicai todo o esforço em juntar à vossa fé a virtude(...), o autodomínio(...), a perseverança (...) a piedade (...), o amor fraterno(...), a caridade". 

Atualmente não é bem isso que vemos. A imoralidade, a violência, a ambição desmedida que causa tantas guerras, desavenças e sofrimento, estão dominando o mundo. Cabe a nós, como cristãos, libertar-nos da corrupção deste mundo. Isso nós conseguiremos pela oração e perseverança no cumprimento de nossos deveres. 

No evangelho Jesus mostra aos sumos sacerdotes, mestres da Lei e anciãos que eles estavam recusando o próprio Deus ao recusar as palavras e os ensinamentos de Jesus.

Seria bom refletirmos, nos tempos atuais, se não estamos também recusando ouvir a voz de Jesus transmitida pela Igreja. Muitos fazem de conta que não estão ouvindo nada, ou simplesmente se recusam, como esses homens do tempo de Jesus. O povo judeu deixou de ser o preferido, e o cristianismo se estendeu a todos os povos da terra. Será que nós, católicos, não corremos o mesmo perigo, se abandonarmos a Palavra de Deus transmitida pela Igreja?