SEGUNDA-5TC

2ª FEIRA DA 5ª SEMANA COMUM

05/02/2024

Sta. Águeda

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Leitura: 1 Reis 8,1-7.9-13

Salmo  131(132) R- Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso!

Evangelho de Marcos 6, 53-56


Naquele tempo: 53Tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galiléia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. 56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados. Palavra da Salvação.

Comentário:

Na primeira leitura vemos a manifestação divina diante do translado da Arca da Aliança para o Templo que, dessa maneira, estava sendo inaugurado.

Deus não rejeita a instituição humana. O que ele rejeita é a infidelidade ao espírito da aliança. No nosso caso, Deus abomina o pecado e a infidelidade aos ensinamentos de Jesus. Não creio que ele condene o fato de o adorarmos em tantas religiões diferentes…

Fica, entretanto, a ideia do Sagrado. A Arca era considerada mais sagrada do que, por exemplo, a imagem de N. Sra. Aparecida no santuário de Aparecida. E a Arca foi colocada sob as imagens de dois querubins de asas estendidas. Se eles podiam ter essas imagens, por que não poderíamos nós?

No Evangelho vemos uma coisa bem atual: as pessoas procuravam as curas, mas não se importavam com a própria conversão. Apesar disso, Jesus as tratava com carinho e misericórdia.

Penso que a busca a lugares sagrados para se curar deve sempre estar ligada à nossa conversão, pois caso contrário não cumpre os objetivos a que nos propusemos.