QUINTA-21TC

MARTÍRIO DE SÃO JOÃO BATISTA

29/08/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


 1ª Leitura: Jeremias 1,17-19 

Salmo Responsorial 70(71)R- Minha boca anunciará vossa justiça

 Evangelho Marcos 6,17-29 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. 21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres, e eu to darei”. 23E lhe jurou, dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. 24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram. – Palavra da salvação.

 

Comentário:

 

Hoje comemoramos o martírio de São João Batista. Em junho comemoramos seu nascimento. Com São Paulo e São Pedro forma o trio do qual há duas comemorações no ano.

 

Na primeira leitura, Jeremias é chamado por Deus a pregar a sua Palavra, doesse a quem doesse, e tem a garantia de Deus que nunca o abandonaria.


No evangelho vemos como Salomé, podendo pedir tantas coisas boas, pediu a cabeça de João Batista. A rainha Ester, muito tempo antes disso, teve a mesma oportunidade, mas pediu ao rei a salvação do seu povo, que estava condenado a ser dizimado. Ela foi mais sábia que Salomé e não se deixou levar pelo luxo e pelo poder que havia adquirido ao ser paparicada pelo rei. 


O problema é na hora de explicar o porquê da morte de João sem ofender uma boa parte da população, mesmo dos que vão à igreja. Como eu posso dizer o motivo sem ofender a muitos? Não sei. Mas vou dizer:

 

São João Batista morreu porque denunciou o adultério de Herodes com Herodíades, sua cunhada.

 

Veja bem: o pecado de Herodes não estava em que a Herodíades era sua cunhada, mas porque era a esposa de um outro homem, que também era seu irmão.

 

Tanto assim que era costume, na época, quando morria o irmão, o outro irmão recebia como esposa sua cunhada. Portanto, o pecado denunciado por João era o adultério, e não o fato dela ser sua cunhada. E digo mais: Jesus elogiou a atitude de João.

 

Fico apreensivo com tantos e tantos casos atuais de união ilegítima. Cada caso é um caso, mas é bom refletirmos sobre a gravidade desse ato.