TERÇA-20TC

3ª FEIRA DA 20 ª SEMANA COMUM

20/08/2024 

São Bernardo

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Ezequiel 28,1-10 

Salmo Responsorial Deu 32-R- Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

Evangelho Mateus 19,23-30 

 Então Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. 24   E digo ainda: é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25 Ouvindo isso, os discípulos ficaram perplexos e perguntaram: “Quem, pois, poderá salvar-se?” 26 Jesus olhou bem para eles e disse: “Humanamente isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”. A recompensa do Reino 27    Em seguida, Pedro tomou a palavra e disse-lhe: “Olha! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?” 28   Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. 29  E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30    Ora, muitos que são primeiros serão últimos, e muitos que são últimos serão primeiros.


COMENTÁRIO:

 

Na primeira leitura vemos como o rei de Tiro pensa ser um deus, pensa ser dotado de uma sabedoria sem igual, se faz dono de tudo. Mas Deus diz a Ezequiel para dizer ao rei de Tiro que os acontecimentos que ele vai lhe permitir o deixarão mais baixo do que qualquer outro homem, inclusive uma morte horrenda, sem dignidade alguma.

 

Nos dias de hoje vemos também esses pequenos “deuses” que se acham os maiorais na mídia e na sociedade. As rugas, os cabelos brancos, a flacidez dos antes músculos e formas arredondadas, enche-os de pavor. A atriz Dercy Gonçalves, jocosamente, dizia em suas entrevistas que não podia rir senão sua perna levantava, de tantas operações plásticas que havia feito.

 

Esse declínio natural do ser humano assusta a qualquer um. Eu fiz uma foto minha com montagens de meu rosto em quase todas as épocas de minha vida. É decepcionante! Mas mostra a realidade da vida.

 

Diz o missal cotidiano que devemos reconhecer o domínio de Deus, não presumir de forças que não temos, e recorrer confiadamente a ele, saber pedir ajuda e perdão aos outros. Em suma, devemos ser muito humildes e reconhecer a nossa fragilidade e dependência do auxílio divino. Todas as qualidades e dons que as pessoas têm provêm de Deus. Não somos donos de nada. Devemos deixar Deus ser Deus.

 

No Evangelho Jesus fala de uma vocação especial de renúncia a tudo pelo Reino, mas que também pode orientar a todos nós: vivermos desapegados dos bens materiais e de tudo o que há nesta terra para podermos usar tudo como Deus planejou desde a eternidade. A busca do Reino em primeiro lugar implica também em vivermos em plena comunhão uns com os outros. A caminhada não deve ser marcada pelo individualismo, mas pelo amor mútuo.