QUINTA-2TC

5ª FEIRA DA 2ª SEMANA COMUM

18/01/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

Leitura: 1 Samuel 18,6-9;19,1-7

Salmo 55(56) R- É no Senhor que eu confio e nada temo.

Evangelho de Marcos 3,7-12

Naquele tempo: 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galiléia o seguia. 8E também muita gente da Judéia, de Jerusalém, da Iduméia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. 10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: 'Tu és o Filho de Deus!' 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era. Palavra da Salvação.

Comentário:

Ainda hoje é grande o número de pessoas que procuram os centros irradiantes de fé e de aparições de Maria, em busca de milagres. Mas, infelizmente, não é assim tão grande o número de pessoas que buscam uma conversão sincera de vida. 

Não há problema algum em se buscar as curas, mas nunca se deve esquecer de que a conversão a uma vida mais santa é o único ato que nos abre as portas da salvação, se fomos sinceros com Deus. 

Na primeira leitura Jônatas, filho de Saul, tendo se afeiçoado a Davi, procura livrá-lo das garras do pai, que queria matá-lo para não perder para ele o poder real. Nas horas difíceis é que a gente percebe como valem os amigos! Felizes os que os têm e podem ser ajudados! 

Não nos esqueçamos, entretanto, que Jesus é não só nosso amigo, como nosso Deus, Senhor e nosso irmão. Mais do que nenhum amigo ele pode nos ajudar em todas as ocasiões. Nunca percamos essa amizade com ele.