SEXTA-33TC

6ª FEIRA DA 33ª SEMANA COMUM. -

 22/11/24

Santa Cecília

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Apocalipse 10,8-11 

Salmo Responsorial 118(119)R- Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor! 

Evangelho Lucas 19,45-48

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 45Jesus entrou no templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar. – Palavra da salvação.


Comentário:


Na primeira leitura ficamos sabendo que devemos interiorizar primeiramente a palavra de Deus, antes de pregá-la aos demais. O bom pregador é o que vive o que prega. E se uma vez ou outra percebe que não viveu, deve pedir perdão e recomeçar sua vida, a fim de que viva o que prega. 

O livrinho que João deveria engolir, na visão, é doce na boca, mas amargo no estômago. Isto significa que a mensagem é doce para os bons, conduz à paz e à glória, mas é amarga para os maus, a quem ameaça com desventuras e castigos. 

No evangelho, Jesus arrisca a própria vida ao denunciar os sumos sacerdotes, os mestres da lei e os notáveis do povo, porque profanavam o templo com sua ganância e falta de misericórdia. De fato, Jesus acabou sendo morto por eles, mas aproveitou bem o pouco tempo que tinha para ensinar os que estavam ávidos de conhecê-lo melhor, e ao Reino que ele propagava. 

E dizia que “’Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. É o que fazemos com nós mesmos quando pecamos e não nos purificamos pelo sacramento da Confissão. 

Se formos levar a explicação ao pé da letra, a igreja é, sim, um lugar de oração, mas esse encontro que lá temos deve refletir o encontro que já temos na vida do dia a dia, no acolhimento, humildade, sinceridade, sem hipocrisia. Se não estivermos nessas condições, a igreja será um lugar de desencontro e não de encontro.