QUARTA-16TC

4ª FEIRA DA 16 ª SEMANA COMUM

24/07/2024

São Charbel Makhluf 


1 Leitura: Jeremias 1,1.4-10

Salmo Responsorial 70 (71) Minha boca anunciará vossa justiça.

Evangelho Mateus 13,1-9


Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 1Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. 2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 3E disse-lhes muitas coisas em parábolas: “O semeador saiu para semear. 4Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz. 7Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8Outras sementes, porém, caíram em terra boa e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9Quem tem ouvidos ouça!” – Palavra da salvação


COMENTÁRIO:

A primeira leitura é fantástica. Narra a vocação do profeta Jeremias: “Antes de formar-te no seio materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de sua mãe, eu te consagrei e te fiz profetas das nações".

Esse texto é, com toda a propriedade, aplicado no combate ao aborto. Antes de nascer Deus já tratava Jeremias como um vocacionado ao profetismo. Jeremias se acha indigno e fraco, mas Deus o encoraja, pois é Todo Poderoso para dar ao profeta toda a força de que ele necessita.

Também nós, em nosso dia a dia, devemos ter sempre essa esperança e confiança em Deus, que nos proverá de tudo o que necessitarmos para a pregação do evangelho, primeiramente com nosso bom exemplo, seguido da pregação de acordo com nossa vocação e estado de vida. Nunca devemos desanimar de nossas fraquezas. Deus nos dá tudo do que precisarmos, se lhe pedirmos e confiarmos nele.

No evangelho, como que completando o que dissemos acima, Jesus mostra como é necessário acolher a semente da Palavra de Deus com amor e com decisão firme de cumpri-la, apesar das dificuldades pessoais. Não podemos recusar a Palavra alegando incapacidade. Deus dá a capacidade a todos, conforme seus limites. Ele nunca nos desampara e nunca vai exigir de nós o que for acima de nossas forças. É preciso, pois, tirar as pedras, os espinhos, as beiras dos caminhos de nossa vida, a fim de que só Deus seja nosso apoio e fortaleza, só em Deus coloquemos nossa confiança e esperança.