SEXTA-21TC

6ª FEIRA DA 21 ª SEMANA COMUM 

30/08/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: 1 Coríntios 1,17-25 

Salmo Responsorial 32(33)R- Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!

Evangelho Mateus 25,1-13

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 1“O reino dos céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. 2Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. 4As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5O noivo estava demorando, e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ 7Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. 8As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo, não vos conheço!’ 13Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia nem a hora”. – Palavra da salvação.


COMENTÁRIO:

A primeira leitura nos mostra a antítese rigorosa entre a sabedoria do mundo, que é tolice aos olhos de Deus, e a sabedoria divina, que é considerada como loucura para os homens. A inteligência não nos salva. O importante é saber que "Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus, pois o que é dito insensatez de Deus (permitir que Jesus morresse na cruz) é mais sábiodo que os homens, e o que é dito fraqueza de Deus (Jesus ter sofrido e morrido na cruz) é mais forte do que os homens. Diz o missal cotidiano: "A noite será despedaçada e aparecerá a aurora". 

 

E a sabedoria divina está baseada na humildade: seu Filho nasceu pobre, sofreu, morreu numa cruz, a morte mais humilhante que havia. E nessa morte de cruz, que foi iluminada pela Ressurreição, ele nos salvou. Simples assim, sem muita discussão, sem muitos pontos de vista, sem delongas, sem estudos intermináveis. Simplesmente morreu e ressuscitou. Humilhação pessoal e exaltação divina. Enquanto isso, os sábios daquele tempo ainda continuam discutindo até hoje, por meio dos seus seguidores, sobre o que fazer para salvar o mundo. Basta apenas deixar o orgulho de lado e humilhar-se diante de um Deus que se fez homem e morreu numa cruz. Ele nos fará felizes e nos erguerá do lodo em que nos metemos.

No evangelho vemos que a castidade não é a única coisa necessária para a salvação. No evangelho, as cinco que não entraram no banquete eram virgens! Mesmo não pecando nessa linha, não estavam preparadas para a vinda do Senhor. Talvez a falta de humildade? Talvez sim, pois não perceberam que lhes faltava a vigilância para a espera do senhor. Se os fariseus e doutores do templo fossem humildes, saberiam reconhecer a divindade de Jesus ou, no mínimo, perceber que o que ele lhes ensinava traria a salvação.