SEGUNDA-7TC

MARIA, MÃE DA IGREJA

20/05/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


Primeira Leitura: Gênesis 3,9-15.20 

Salmo Responsorial 86(87)-R- Dizem coisas gloriosas de ti, ó Cidade do Senhor!

Segunda Leitura:  Atos 1,12-14 (opcional. Pode ser lido como 1ª leitura)

Evangelho: João 19, 25-27 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. 26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo. – Palavra da salvação.

 

Comentário 

A Igreja, que nasce no dia comemorado ontem, de Pentecostes, teve como início Maria, que nos deu o Salvador. Ela é, pois, não só mãe de Deus em Jesus Cristo, mas também Mãe da Igreja, já que Jesus é a cabeça da Igreja e nós, seu corpo. Se nós somos parte da Igreja, Maria, nossa mãe, por esse motivo também é Mãe da Igreja. Aliás, a vocação de Maria também é a da Igreja: levar-nos ao Pai por meio de Jesus. 

Esse título foi conferido a Maria oficialmente pelo Papa Paulo VI no encerramento da terceira sessão do Concílio Vaticano II, dia 21/11/1964. No dia 03 de março de 2018, o Papa Francisco instituiu a celebração litúrgica de Maria, Mãe da Igreja como memória obrigatória.

Peçamos a Maria, nossa Mãe, Mãe da Igreja, que nos una, que possamos permanecer juntos na oração e na busca da santidade, a fim de que a humanidade já possa gozar aqui na terra dos benefícios do paraíso.