SEXTA - 10-TC

6ª FEIRA DA 10ª SEMANA COMUM 

14/06/2024

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

Primeira Leitura: 1 Reis 19,9.11-16

Salmo Responsorial 26(27)R- Senhor, é a vossa face que eu procuro!

Evangelho: Mateus 5,27-32 

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 27“Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28Eu, porém, vos digo, todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la já cometeu adultério com ela no seu coração. 29Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. 30Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros do que todo o teu corpo ir para o inferno. 31Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. 32Eu, porém, vos digo, todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério”. – Palavra da salvação

 

Comentário:

Na primeira leitura temos um relato belíssimo da experiência da presença de Deus pelo profeta Elias: Deus não lhe veio num terremoto, nem no vento forte, nem no fogo, mas no murmúrio de uma brisa suave. É assim que Deus vem a nós: no mesmismo do dia a dia. Sem alardes, sem barulho. Deus vem no silêncio, quando todas as nossas paixões se aquietam e deixam que nós o ouçamos.  

 

Já o evangelho trata de um tema delicado e muito polêmico. Para que possamos ter algum parâmetro, lembremo-nos de São João Batista, que morreu por criticar o adultério de Herodes. Não há como não comparar com tantas pessoas que vivem do mesmo modo que Herodes, ou seja, no adultério. Como poderíamos dizer que hoje em dia isso é permitido e aquele tempo não era? Jesus elogiou a atitude de São João Batista, ou seja, aprovou, “por tabela”, o fato dele ter ido contra o adultério de Herodes. 

Numa certa época de minha vida tive que conviver com muitos evangélicos. Alguns deles que tinham terminado o segundo ou mesmo o terceiro casamento dizia que Deus iria preparar uma esposa (no caso a terceira ou a quarta) para ele. 

Se isso é realmente pecado, como é que Deus vai preparar alguém para o fulano cometer adultério com ela (ou ele)? Se isso for pecado, Deus não iria preparar pecado para ninguém. 

Por outro lado, há um movimento dentro da própria Igreja Católica para, em certas circunstâncias, considerar válido o segundo casamento. Para tal é preciso uma série de motivações, entre elas, estar unido já há mais de certo número de anos. 

A minha opinião nisso tudo é que Deus é muito misericordioso e acredito que não vai condenar uma pessoa só por causa disso. Mas não vai tolerar muitos pecados contra a caridade que se cometem antes dessas separações como, por exemplo, as agressões físicas e a violência.