QUARTA-18TC

4ª FEIRA DA 18 ª SEMANA COMUM

07/08/202

São Sixto II e seus companheiros mártires


TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 


1ª Leitura: Jeremias 31,1-7

Salmo Responsorial Jer. 31-R- O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho. 

Evangelho Mateus 15,21-28

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 21Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. 22Eis que uma mulher cananeia, vindo daquela região, pôs-se a gritar: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!” 23Mas Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então, seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: “Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós”. 24Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 25Mas a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” 26Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. 27A mulher insistiu: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!” 28Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” E, desde aquele momento, sua filha ficou curada. – Palavra da salvação.

 

COMENTÁRIO:

 

Eu acho de uma ternura incrível o que Deus diz a Jeremias sobre o povo de Israel: “Amei-te com amor eterno e te atraí com a misericórdia”. Deus nos ama de verdade, e gostaria que confiássemos nele para construirmos este mundo, preparando-nos para o outro.

Se houvesse misericórdia, bondade, se seguíssemos o que Jesus nos ensinou com tanto amor e gratuidade, seríamos felizes já aqui nesta terra.

É o Frei Carlos Mesters que nos diz em seu livro: “Paraíso terrestre: saudade ou esperança?”, que o paraíso terrestre descrito na bíblia não é algo que existiu, mas que pode existir, se nos convertêssemos e nos deixássemos conduzir por Deus.

Deus mostra, por meio de Jeremias, que ele está disposto a esquecer, a perdoar as faltas do povo de Israel: “Encontrou perdão no deserto o povo que escapara à espada; Israel encaminha-se para o seu descanso”. Tudo seria mais fácil para a humanidade se se convertesse totalmente a Deus, que pode nos auxiliar em nossos projetos e realizações não só a nível social e político, mas também a nível pessoal.

O Evangelho mostra que a cananeia, mesmo rejeitada socialmente, confiou na misericórdia de Jesus e foi atendida em seu pedido feito com muita humildade. Humildade essa que deve primar em nossas orações diárias. Não merecemos nada de Deus. Tudo o que recebemos dele é gratuito, é de graça, e talvez por isso receba o nome de “graça”. A cananeia sabia bem disso.

 

Confiemos sempre em Deus, por pior que esteja nossa situação, como neste tempo de pandemia. Ele nunca nos faltará, se formos pessoas de oração constante e perseverante e se estivermos lutando contra nossos vícios, pecados e más tendências. “Eu te amei com amor eterno”, diz Deus na primeira leitura. Ele nos dirá a mesma coisa se pararmos de pecar e pedirmos perdão e sua ajuda.