DOMINGO-1ADV

1º DOMINGO DO ADVENTO – ANO C

01/12/2024 

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Jeremias 33,14-16

Salmo Responsorial 24(25)R- Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma!

2ª Leitura: 1 Tessalonicenses 3,12-4,2

Evangelho de Lucas 21,25-28.34-36

"25.“Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia irão apoderar-se das nações pelo bramido do mar e das ondas. 26.Os homens definha­rão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas. 27.Então, verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade. 28.Quando começarem a acontecer essas coisas, reani­mai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação.”34.“Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preo­cupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso. 35.Como um laço cairá sobre aqueles que habitam a face de toda a terra. 36.Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos esses males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem.”"

COMENTÁRIO: 

A primeira parte do Advento é dedicada a meditarmos sobre a segunda vinda de Cristo, nos tempos finais do mundo, mas que, com nossa morte, pode acontecer a qualquer momento. Nossa morte “sela” o nosso destino final, céu ou inferno. 

A segunda parte, que começa no dia 17, nos prepara mais diretamente para o Natal do Senhor. Jesus, Deus Todo-poderoso e, com o Pai e o Espírito Santo Criador de tudo o que existe, nasceu como um ser humano, pobre e sujeito a todo tipo de necessidade e intempéries. 

O convite principal é para a vigilância. 

Na primeira leitura de hoje, Jeremias transmite o que o Senhor diz sobre o futuro da casa de Israel: "Farei brotar de Davi a semente da justiça, que fará valer a lei e a justiça na terra". É um prenúncio do futuro nascimento do Messias, que sabemos ser Jesus, mas que os judeus ainda esperam. Ele seria chamado, segundo Jeremias, "O Senhor é a nossa Justiça". A palavra "justiça" na bíblia é mais do que nós a entendemos atualmente. É, principalmente, a recompensa aos que praticam o bem. Estejamos nessa lista!

Na segunda leitura São Paulo nos admoesta a nos amarmos mutuamente: "O Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais, a exemplo do amor que temos por vós. Que assim ele confirme os vossos corações numa santidade sem defeito aos olhos de deus, nosso Pai, no dia da vinda de nosso Senhor Jesus". Como não sabemos o dia de nossa morte, em que nos encontraremos com o Senhor, é bom estarmos vigilantes e sempre preparados!

No evangelho, outra página de estilo apocalíptico. Dela, devemos apenas guardar uma coisa: estarmos sempre vigilantes para não cairmos em pecado. Se a morte chegar, tem que nos encontrar preparados. Não é o juízo final que virá agora, mas o nosso julgamento particular, já que todos morreremos talvez bem antes do juízo final. Ninguém sabe quando virá o julgamento final. Só Deus. Cabe a nós estarmos sempre preparados, como se o Juízo Final fosse daqui a uma hora.