TERÇA-32TC

3ª FEIRA DA 32ª SEMANA COMUM. -

12/11/202

São Josafá

TEXTOS DAS LEITURAS - CNBB 

 

1ª Leitura: Tito 2,1-8.11-14 

Salmo Responsorial 36(37)R- A salvação de quem é justo, vem de Deus!

 Evangelho Lucas 17,7-10

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus: 7“Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa’? 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber’? 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”. – Palavra da salvação.

Comentário:

Na primeira leitura S. Paulo fala a Tito qual deve ser sua atitude na pregação do evangelho aos anciãos, jovens, homens, mulheres, que compõem a sua Igreja. Mas o mais importante é o seu exemplo. 

Diz também que a graça de Deus se manifestou trazendo a salvação para todas as pessoas, ensinando-nos a abandonar a impiedade, as paixões mundanas, a vivermos neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, aguardando o momento para entrarmos na glória de Deus, no céu, realização de nossa esperança. 

O evangelho completa o tema de hoje lembrando que, por mais santo sejamos aqui na terra, tudo nos foi dado por Deus e não merecemos nada. No final da nossa vida, devemos perceber que tudo foi graça divina e que nós, na verdade, sem a graça de Deus, somos servos inúteis. Nada do que fizermos vai acrescentar qualquer coisa em Deus. Ele já tem tudo e não precisa de nada. Mas ele nos ama infinitamente e nos quer juntos dele. Se nós o servirmos desde agora, esse ato de servi-lo vai nos santificar e nos envolver de felicidade e paz.